Está aqui
Estoril Conferences 2022 | 1 e 2 setembro de 2022

Aleksander Kwasniewski, Anne Applebaum, Bertrand Piccard, Goodluck Jonathan, Juan Manuel Santos, Paola Antonini, Vladimir Milov, Xiye Bastida serão os os primeiros oradores a dar voz ao debate das Estoril Conferences, no âmbito de uma plataforma internacional de diálogo global para um mundo mais inclusivo e sustentável. Pelo Planeta. Pelas Pessoas. Pela Paz.
Este evento irá decorrer nos dias 1 e 2 setembro de 2022, no Campus de Carcavelos da Nova School of Business & Economics. Durante dois dias as principais escolas de gestão do mundo estarão lado-a-lado com os principais líderes e agentes de mudança. Têm a missão comum de formar e inspirar os jovens e futuros líderes, num diálogo aberto e intergeracional, sobre os desafios da actualidade. No horizonte a construção de um futuro comum onde a paz, a justiça, a sustentabilidade e a inclusão, prosperem.
O Planeta exige regeneração
As múltiplas crises e mudanças que o planeta atravessa, colocam desafios na busca de equilíbrio e exigem a sua regeneração. A grave crise na manutenção de paz que atravessamos na Europa, está no topo da agenda global. Sob o tema “O Re-Equilíbrio do Nosso Mundo: Um Apelo à Geração do Propósito" (Rebalancing Our World: A Call To The Purpose Generation), a edição de 2022 das Estoril Conferences, com uma agenda de dois dias, propõe um diálogo aberto e inclusivo sobre a situação mundial.
Estas conferências, lideradas pela Nova School of Business & Economics, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais (que até aqui liderou a organização das conferências), visam promover uma liderança mais humana, orientada pelo sentido de propósito e pela vontade de ação. Uma cooperação estratégica de posicionamento dos grandes desafios da actualidade à escala internacional que conta com o CEMS – The Global Alliance in Management Education – como Strategic Partner – e a McKinsey & Company, como Knowledge Partner.
O evento será transmitido numa plataforma online aberta a participantes de todo o mundo. Decorrerão vários eventos paralelos nas mesmas datas e em outras escolas CEMS com interação em directo desde Portugal, são elas: Aalto University (Finlândia), London School of Business and Economics (Reino Unido), Universidad de Los Andes (Colômbia) e Ivey Business School (Canadá). Assim como outras escolas da rede CEMS que permitem alargar a promoção e participação das suas comunidades locais: SGH Warsaw School of Economics (Polónia), Rotterdam School of Management (Holanda), Stockholm School of Economics (Suécia) e Cornell University (EUA).
Vozes que inspiram
São mais de 50 oradores inspiracionais, enquadrados nos três grandes ângulos pelo Planeta, pelas Pessoas e pela Paz que, em mais de 20 sessões, irão partilhar as suas experiências e perspectivas nas diversas áreas de actuação, com a missão de inspirar uma ação imediata e de compromisso, reforçando a importância de termos todos um papel activo nas nossas sociedades e no mundo.
Diálogos e intervenções a solo sobre as alterações climáticas, os desafios dos sistemas económicos e como foram desenhados, o caminho para a sustentabilidade e o papel das empresas, bem como a relevância da tecnologia para escalar o impacto social e ambiental, serão os temas dedicados ao Planeta, numa estratégia de incentivar uma ação concertada sobre temas comuns. No ângulo das Pessoas, o foco estará na importância de encontrar as nossas skills e características únicas, protegendo a individualidade de cada um para um mundo mais inclusivo e equilibrado, estabelecendo pontes entre o que nos divide, numa época pautada pela revolução digital e redes sociais, onde as questões de saúde mental são cada vez críticas.
Como forma de encerrar estes temas haverá lugar a um painel dedicado ao papel das escolas de gestão do mundo, como instituições independentes e responsáveis por formar os futuros líderes, num caminho de humanização das pessoas e empresas. Na vertente da Paz, as sessões vão abordar a generalizada falta de confiança nas instituições políticas, onde o poder dos media desempenha um papel fundamental, bem como questões críticas acerca do futuro da democracia e resistência ao populismo, onde os conflitos de guerra e a crise dos refugiados também serão debatidos, para terminar numa discussão mais profunda sobre como encontrar e desenvolver medidas estratégicas e eficazes no combate à corrupção, assim como a importância de se criarem limites supranacionais a uma escala global, capazes de garantir um futuro de paz na Europa e no mundo.
Transformar conhecimento em ação | +10 sessões paralelas sobre temas complementares
Para fazer a ponte entre conhecimento e a ação concreta, mais de 10 sessões paralelas serão dinamizadas no dia 2 de Setembro, promovidas pelos parceiros das Conferências do Estoril e contando com o apoio dos clubes de alunos da Nova SBE: Amnesty International, LEYA, Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, McKinsey & Company, MIND Blackout, Nala Feminist Collective, WeBelong, NOVAFRICA, Nova Junior Consulting, Junior Enterprises Portugal, Teach for Portugal, The Good Lobby, Transparency International, Nova Medical School, Nova SBE Westmond Institute of Tourism & Hospitality e Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal, num evento colaborativo de 1 dia com a Beta-i.
Momentos sociais e de conexão
Momentos sociais e de networking estão incluídos na agenda de 2022, com um sunset no final do dia 1 de Setembro e um festival intitulado “Future of Hope” (assinatura das Conferências do Estoril), como encerramento do evento na tarde de dia 2 de Setembro. Serão reunidas as diferentes gerações presentes na conferência.Para além do acesso a vários oradores inspiracionais de diferentes esferas e partes do mundo, haverá também momentos de pausas e meditação durante o evento para assegurar uma experiência equilibrada e imersiva.
Para a edição de 2022 as conferências contam ainda com o Alto Patrocínio da Presidente da República Portuguesa, o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da representação da Comissão Europeia em Portugal, da UNRIC – Centro de Informação Regional das Nações Unidas, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, da Federação para a Paz Universal, da Universidade Nova de Lisboa, e do Expresso. Com estas parcerias, as conferências visam responder à necessidade urgente de agir e envolver os jovens na discussão dos desafios globais dos nossos dias.
Este esforço para capacitar os jovens a se tornarem cidadãos activos na democracia e na sociedade, aumentando o seu sentimento de pertença, alinha-se com as estratégias do “Next EU Research & Innovation Investment Programme 2021-2027: Horizon Europe”, e com a Estratégia para a Juventude da EU, reforçando o papel activo das Estoril Conferences em encontrar soluções para os maiores e mais urgentes desafios do mundo. Esta edição conta com o patrocínio do Turismo de Portugal, da EDP, da Central de Cervejas através da marca Heineken, e da Redbull, bem como da LUSA, Euronews, Dinheiro Vivo, The Insider e Visão enquanto media partners.
____________
"Queremos dar palco à Geração do Propósito, e a todos os que querem mudar e impactar o mundo, contribuindo com possíveis soluções para os desafios mais urgentes que enfrentamos, rumo a um futuro comum, onde a paz e a sustentabilidade prosperam"
Daniel Traça, Dean Nova School of Business and Economics
"Estamos ansiosos por alargar a nossa rede através da colaboração com as Conferências do Estoril, para promover um diálogo aberto e impactante sobre os desafios globais e para nos envolvermos com os líderes de amanhã"
Greg Whitwell, CEMS Chair & Dean University of Sydney Business School
"Conferências como esta, são óptimas para se debaterem questões globais, para se apresentarem ideias que nos façam progredir mais rapidamente. O que pode ser melhor do que um futuro sustentável, inclusivo e próspero para todos no mundo?".
Sven Smith, Chairman & Director McKinsey Global Institute
Sobre as Conferências do Estoril: www.estorilconferences.org