Está aqui
“Esgrima para atores” obra do mestre Eugénio Roque apresentada em Cascais
Com apresentação a cargo do encenador Carlos Avilez, com quem Eugénio Roque colabora regularmente no âmbito da atividade do Teatro Experimental de Cascais e da Escola Profissional de Teatro de Cascais, este livro constitui um manual de informação essencial sobre uma prática artística pouco divulgada em Portugal.
A esgrima artística é uma vertente deste desporto que procura dar resposta às necessidades sentidas pelos profissionais das artes do espetáculo. Destinada a fazer reviver os combates épicos dos esgrimistas e duelistas do passado é uma atividade na qual os combates são encenados ao pormenor, sem espaço para improvisos.
Com organização do Mestre Eugénio Roque e apoio da Câmara Municipal de Cascais, o concelho acolhe este ano, de 16 a 20 de Agosto, no Centro de Congressos do Estoril, o Campeonato e Congresso Mundial de Esgrima Artística, evento que irá reunir centenas de praticantes e entusiastas desta modalidade, oriundos de 12 países de vários continentes.
Sobre o mestre Eugénio Roque | Com um vasto curriculum, o mestre Eugénio Roque, atleta federado na Federação Portuguesa de Esgrima e na Fédération Internationale d’Escrime, é discípulo dos Mestres Carlos Cardoso e João Pedro Vinha e detém especialização em Esgrima Artística e Lutas Cénicas em França (AAI). Organizou o primeiro Campeonato do Mundo de Esgrima Artística em 1996, em Lisboa, e organiza regularmente estágios, conferências e congressos. Criou o Estúdio Stage-Combat/Acção Cénica para formação de atores em lutas cénicas com e sem armas, equitação, e danças de época. Além da obra que vai ser hoje apresentada, o Mestre Eugénio Roque é autor da obra “Esgrima Artística técnicas do duelo-espetáculo de todas as épocas” e conta com múltiplas participações em peças de teatro. Mais informações em http://www.stagecombat.pt.