CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Equipamentos a caminho de Cascais

Ventiladores, máscaras, luvas e fatos de proteção encomendados

“Quero agradecer a todos os cidadãos de Cascais que têm tido um comportamento cívico absolutamente exemplar,” assim começa a mensagem diária do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a 19 de março de 2020. 

Num dia em que as medidas até agora implementadas começam a ganhar mais forma, o autarca recorda que é ficando em casa que os munícipes possibilitam que se continue a trabalhar com as equipas, para que se possa ter o concelho de Cascais a funcionar e a corresponder, no mínimo, às expectativas de cada um.

O Centro de Congressos do Estoril e a CerciCa estão a ser transformados em centros de testes Covid-19. “Em colaboração com as autoridades de saúde estamos a montar todos os procedimentos para que possam funcionar”, esclarece Carlos Carreiras, acrescentando que os dois laboratórios que vão colaborar com estes centros de testes têm apenas capacidade para realizar 300 testes por dia, pelo que “vão ser adotados procedimentos que passarão pelos centros de saúde e só aqueles que tiverem prescrição terão prioridade para realizar o despiste”.

A autarquia está também a prever medidas de apoio à economia que vão complementar o pacote de incentivos anunciado pelo governo e que poderá incidir sobre as contas da água ou da luz. Para que tudo isto possa ser executado, o presidente adianta que está a “reformular o orçamento municipal para comportar um fundo de emergência de €5 milhões mas, que já se prevê um impacto negativo na ordem dos €60 milhões.” 

Carlos Carreiras revela ainda que os trabalhos de desinfeção de transportes públicos e terminais rodoviários já começaram e adianta que “depois se passará para uma higienização periódica das várias infraestruturas do espaço público de modo a ter garantias de não propagação do vírus”.

O material de proteção encomendado também já está a caminho de Cascais, onde até ao final da semana vão chegar “30 mil máscaras FFP2, 300 mil máscaras FFP1, 10 mil luvas e 1500 fatos de proteção que serão reforçados, na próxima semana, com mais 1 milhão de máscaras FFP1, 50 termómetros, 2000 óculos de proteção, 2000 fatos e cinco ventiladores,” confirma o presidente da autarquia. 

“Fiquem em casa, é a única vacina até ao momento que está testada e a funcionar,” recomenda Carlos Carreiras que conclui: “Juntos somos mais fortes, mesmo afastados aceitem um abraço do tamanho do mundo porque só assim vamos ser capazes de ultrapassar este inimigo invisível.”

Consulte aqui o pacote global de medidas adotadas em Cascais no âmbito do Covid-19.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0