CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

EPTC com nova sede no icónico Edifício Cruzeiro

Escola Profissional de Teatro de Cascais com casa na Academia de Artes do Estoril.

A partir do ano letivo 2024/2025, a Escola Profissional de Teatro de Cascais passa a ocupar 10 salas do emblemático Edifício Cruzeiro, aquele que foi o primeiro centro comercial do país, agora reabilitado como Academia de Artes do Estoril dentro do ambicioso projeto da Câmara Municipal que cria em Cascais um polo cultural dedicado às artes performativas como o teatro, a dança, a música e o cinema. A inauguração da nova sede aconteceu esta quinta-feira, 12 de setembro, juntando professores, alunos e pais na celebração de mais um marco da Escola que teve como grande mentor, o saudoso Carlos Avilez e cuja memória está sempre presente em todos os que com ele privaram.

" Esta escola foi a concretização de um sonho de Carlos Avilez que gostava de sonhar muito alto e hoje, estamos a cumprir mais uma etapa desse sonho, depois de ultrapassados muitos obstáculos", referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na simbólica cerimónia, deixando um desafio aos muitos alunos que ali marcaram presença: " Com estas instalações, a EPTC tem todas as condições para se tornar na melhor escola de teatro do país. Assim, a vossa ambição seja grande, porque a escola vai ter a medida dos vossos sonhos e a Câmara Municipal de Cascais garante que vai acompanhar o nível dessa ambição", prometeu o autarca.   

No novo espaço, moderno e tecnicamente adequado à execução do plano curricular da Escola ao mais alto nível, a EPTC contará com um corpo docente plural, composto por 33 profissionais de competências e experiências distintas, projetando uma escola com capacidade de resposta às ramificações globais no exercício da profissão teatral e artística, bem como a sua internacionalização.

Além das salas de aula, nas novas instalações na Academia de Artes do Estoril – Edifício Cruzeiro a EPTC, no processo de ensino-aprendizagem e na concretização de projetos artísticos relevantes e transformadores, usufruirá de uma estrutura que integra uma sala de espetáculos com capacidade para 300 pessoas, um palco de 150 metros quadrados e três camarins.

"Não há nenhuma comunidade que se possa desenvolver sem respeitar a sua identidade cultural", sublinhou Carlos Carreiras, destacando a importância deste novo polo cultural que nasceu da requalificação do icónico Edifício Cruzeiro, a Academia de Artes do Estoril, dedicada às artes performativas. 

Fundada em 1992 por Carlos Avilez, um dos mais reconhecidos encenadores portugueses de sempre, a Escola Profissional de Teatro de Cascais está sob a égide da Câmara Municipal de Cascais e do Teatro Experimental de Cascais. Nas últimas 3 décadas, formou centenas de alunos que hoje se destacam no teatro, na televisão e no cinema.

Para Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís que gere o espaço do novo Cruzeiro, "aqui irão conviver a Academia de Dança Paulo Ribeiro, o Conservatório de Música de Cascais e a Orquestra Sinfónica, e, agora, a Escola de Teatro. Há que juntar sinergias e misturar os saberes para criar novas e enriquecedoras experiências". 

Esta mudança de instalações marca uma nova era na EPTC. As novas diretrizes propõem-se projetar "uma escola com capacidade de resposta às ramificações globais no exercício da profissão teatral e artística, bem como a sua internacionalização", referiu Maria Duarte, a nova diretora pedagógica. "No novo espaço, moderno e tecnicamente adequado à execução do plano curricular da Escola ao mais alto nível, a EPTC contará com um corpo docente plural, composto por 33 profissionais de competências e experiências distintas", concluiu a diretora. 

 

Saiba mais aqui.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0