CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa 2023

Governantes, líderes e portugueses influentes em todo o mundo estão em Cascais

O Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa voltou a decorrer em Cascais, no Palácio da Presidência, reunindo governantes, líderes de empresas e instituições, e vários portugueses influentes em todo o mundo. A reunião permitiu o debate sobre temas como “A Europa e o Mundo”, o “Contexto atual, Tendências e Metas 2030” e “O Papel das Empresas e das Organizações na Sustentabilidade.”

De recordar, a Sede do Conselho da Diáspora Portuguesa foi inaugurada há um ano em Cascais, localizada junto ao edifício dos Paços do Concelho. (ver aqui)

“O sempre ativo presidente da Câmara Municipal de Cascais tem sido inexcedível,” elogiou Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, enaltecendo o apoio da autarquia a esta rede que promove Portugal num cenário internacional.

O presidente da direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá, também fez questão de agradecer à autarquia cascalense:

“O terceiro pilar da sustentabilidade é o apoio que temos tido da Câmara Municipal de Cascais, do presidente Carlos Carreiras, que tem dado um apoio inequívoco ao Conselho da Diáspora,” revelou.

O encontro contou ainda com a participação do presidente da Mesa da Assembleia Geraldo Conselho da Diáspora, José Manuel Durão Barroso, do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva e do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

O encontro serviu ainda para anunciar que, este ano, o Conselho da Diáspora Portuguesa vai lançar núcleos regionais, a rede da diáspora jovem e está em preparação a um forum com as américas para estimular a relação entre os países.”

Sobre o Conselho da Diáspora Portuguesa

O Conselho da Diáspora Portuguesa foi fundado sob o Alto Patrocínio do Presidente da República, constituído Presidente Honorário da associação, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros como Vice-Presidente Honorário. Vinte e quatro membros fundadores subscreveram o acto de Constituição do Conselho, realizado no Palácio de Belém, em 26 de Dezembro de 2012.

Desenvolve a ideia de mobilizar portugueses de influência para contribuírem para a melhoria da imagem e credibilidade de Portugal no estrangeiro e dar a conhecer as potencialidades do nosso país, dando corpo a uma missão que é a de estruturar uma rede de talentos e de competências que existem nas comunidades portuguesas nos domínios da economia, cultura, ciência e cidadania.

Em 2019, foi reconhecido pelo Estado Português com o estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em favor das relações entre Portugal e África através da plataforma EurAfrican Forum. Para além deste estatuto atribuído, em 2017 foi concedido à Instituição a distinção de Utilidade Pública.

Saiba mais aqui

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0