CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Digressão europeia: música contra o cansaço da guerra na Ucrânia

Concerto solidário “Life will win” dia 23/06 em Cascais para apoiar a Ucrânia

Com o lema #StandwithUkraine, Cascais vai acolher o final da digressão europeia do concerto “Life will win” (a vida ganhará), um concerto solidário com artistas de música popular ucraniana e vai percorrer várias cidades europeias para apoiar a Ucrânia. 
O arranque será em Varsóvia, Polónia, dia 10 de junho e, depois de percorrer várias capitais europeias, o concerto de música popular ucraniana irá contar com a participação de artistas portugueses a convite da Câmara Municipal de Cascais e irá realizar-se a 23 de junho, em local a definir, dia do início da reunião em Bruxelas para discussão da adesão da Ucrânia à União Europeia.

A ideia partiu do próprio presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à boleia das duas  telemaratonas já realizadas. O objetivo é, a todo o custo, evitar que por todo o mundo se instale o cansaço da guerra. Para a implementar, incumbiu um pequeno grupo de trabalho de visitar em poucos dias diversas capitais. Uma organização em tempo recorde para um concerto solidário de entrada gratuita, mas cujo valor será inestimável.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que acolheu a meio da tarde a visita de Serhii Shefir, assessor do presidente Zelensky para assuntos culturais, e de Maksyn Tkachenko, deputado do parlamento ucraniano,  acompanhados pela Cônsul da Ucrânia, Viktoriia Kuznietzova, não teve dúvidas em aceitar o desafio dos representantes de Zelensky. O autarca de Cascais aderiu de imediato à ideia ficando ainda por revelar quais os artistas nacionais a integrar o concerto que fechará a digressão. Certo é que a entrada será gratuita, fazendo-se o pedido a cada participante para trazer um bem não perecível (alimentos, produtos médicos ou outros a indicar), ajuda humanitária que Cascais se compromete a enviar para a Ucrânia. Indo mais além, Carlos Carreiras lançou o repto. “Estas iniciativas são uma boa oportunidade. Será bom criar uma rede de municípios europeus que estejam envolvidos na organização deste evento”.

O primeiro concerto desta ronda será já dia 10 de junho, em Varsóvia, Polónia. Seguem-se:
12 de junho - Bratislava, Eslováquia
13 de junho - Praga, República Checa
17 de junho - Viena, Áustria
18 de junho - Bucareste, Roménia
20 de junho - Berlim, Alemanha
21 de junho - Milão, Itália
22 de junho - Madrid, Espanha
23 de junho - Cascais, Portugal

Porquê realizar um concerto?

Serhii Shefir explicou a importância deste concerto a nível da Europa, como forma de manter a guerra na Ucrânia na agenda mundial: “a nossa experiência diz-nos que há várias etapas de guerra: choque, adaptação e cansaço. Por isso estamos aqui. Para apelar a todos que não entrem nesta terceira fase, que não se cansem do tema Ucrânia”.

Carlos Carreiras recordou que Cascais tem feito de tudo para manter o tema na ordem do dia: “Já noutras ocasiões, Cascais cumpriu o dever de acolher outros convidados. Na Segunda Guerra Mundial recebemos muitos cidadãos fugidos do nazismo e agora somos o segundo concelho de Portugal que mais cidadãos ucranianos acolheu até agora, 2600. Vêm a fugir de um regime totalitário que nós repudiamos. Estamos a cumprir a nossa identidade”, referiu. Além disso, Cascais tem enviado de forma regular bens de ajuda humanitária e assinou recentemente acordos de geminação com Bucha e Irpin, precisamente com os objetivos de dar um sinal de esperança, recuperação e futuro e combater o perigo que significa o cansaço do tema da guerra. “Temos as melhores relações a nível diplomático com a Ucrânia”, reforçou Carlos Carreiras, lembrando que há várias semanas que a bandeira da Ucrânia esvoaça nos Paços do Concelho e no topo do mastro Endeavour (junto ao Clube Naval de Cascais) “para que os cidadãos que chegam aqui se sintam desde logo bem acolhidos”.

A receção contou com a presença de Salvato Teles de Menezes, Diretor Municipal de Cultura e Presidente da Fundação D. Luís I, e de Francisco Kreye, vereador na Câmara Municipal. Começa agora a maratona de organizar, em contra-relógio o concerto que fechará a digressão “Life will win”.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0