CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional dos Museus | Museus de Cascais: Uma ponte entre o passado e o futuro

Celebre os nossos museus. Reabertura dos equipamentos culturais em Cascais a 19 de maio

Embarque nesta "máquina do tempo" e visite uma década do passado, à sua escolha.

Descobrir como conviviam reis, nobres e pescadores durante a época de veraneio; que utensílios eram usados em épocas mais remotas como a romana ou medieval; quem se exilou em Cascais para fugir à 2ª Guerra Mundial.

A história de Cascais é tão diversa como a humanidade. Tanto que por vezes funde-se com a ficção. Como se protegia Cascais das invasões dos piratas quando os barcos de vinham abastecer na baía? E que despojos soçobraram das muitas embarcações que naufragaram na barra do Tejo?

O “livro de histórias” é praticamente inesgotável e pode levá-lo a conhecer os vestígios deixados por 150 milhões de anos de história geológica que percorrem o concelho; a visitar 30 anos de estudo dos instrumentos musicais populares portugueses; a explorar através da arte diferentes perspetivas do mundo.

Em 2019, foram 300.000 as pessoas que embarcaram nessa viagem. Falamos dos nossos museus de Cascais.

Sabia que o Farol de Santa Marta foi o preferido, com mais de 145 mil visitantes? O Museu do Mar Rei D. Carlos o segundo mais visitado, o que demonstra como ontem e hoje o oceano é determinante na vida dos cascalenses.

Os museus também nos convidam a uma outra viagem. A viagem interior em busca da nossa identidade, ao encontro das raízes que nos formam. Eles são muito mais do que um lustroso cofre de memórias, um repositório do passado. Os museus estabelecem um profícuo diálogo entre passado e presente, enquanto nos apontam caminhos de futuro.

Um museu é uma porta aberta à aventura e à celebração da vida. E em Cascais a sua importância alcança o superlativo: 400 eventos nos 12 equipamentos museológicos no decurso de 2019. Territórios diversos que convidam diferentes públicos, entre os quais escolas, famílias, crianças, jovens e menos jovens. Uma imensa pluralidade, um enorme rigor, uma janela de conhecimento, uma grandiosa escola informal que faz parte da nossa vivência comunitária..

Celebramos o Dia Internacional, mas celebramos duplamente, pois Cascais reabre as portas dos seus museus esta terça-feira, dia 19 de maio. Estão todos convidados a voltar, a regressar, a participar e fruir da experiência singular de descobrir porque somos feitos de Cultura.

Reabertura dos Museus e Visitas Virtuais

Ainda que os equipamentos culturais reabram amanhã, dia 19 de maio, devido às medidas de segurança impostas pelas autoridades de saúde, existem muitas restrições à fruição daqueles espaços. Monumentos e museus enfrentam hoje novos desafios e têm que inventar novas formas de se relacionarem com o público.

Tendo em conta estes novos tempos, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais assinalam o Dia Internacional dos Museus com eventos online.

Inaugura hoje uma experiência inovadora em 3D da exposição Tesouros da América: A Mescla Latina (que deveria abrir fisicamente este mês no Centro Cultural de Cascais). Esta exposição, com obras de 29 artistas chilenos, assinala as comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, pelo navegador português Fernão Magalhães que lhe deu o nome. 

Faça a visita virtual 3D aqui

Pode contar, ainda, com a proposta "Envolve-te a Partir de Casa", do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, bem como alguns desafios em forma de questionários (quizzes) relativos aos diversos equipamentos do Bairro dos Museus.
 
A este programa juntam-se também as visitas virtuais 3D das exposições Paula Rego: Desenhar, Encenar, Pintar (CHPR) e Pintura Democrática (CCC) 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0