Está aqui
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
































As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, arrancaram com o hastear da bandeira nacional no edifício da Câmara Municipal de Cascais e uma sentida homenagem junto à representação de Luís Vaz de Camões, no homónimo largo, um dos mais icónicos no centro da vila. Um momento para recordar a importância de ser português, erguendo o símbolo nacional também no mastro junto ao Clube Naval.
A cerimónia contou com a presença de muitos cascalenses e turistas que assistiram às celebrações, assim como do executivo da autarquia, juntas de freguesia e diversas entidades locais.
"Os Lusíadas tornam a Oriente"
E, como este ano se comemoram os 450 anos da obra dos Lusíadas, o épico de Luís Vaz de Camões, há uma nova exposição para visitar no Forte Santo António da Barra.
"Os Lusíadas tornam a Oriente" é a mostra que apresenta excertos de traduções da obra em línguas orientais, como o concani (língua de Goa), o mandarim, o japonês, o turco e o árabe. Além dos painéis, é apresentado um vídeo onde pode ouvir a tradução e a sonoridade de parte da obra nestas diferentes línguas. A tradução para turco em 2021 foi a primeira a ter lugar num país maioritariamente muçulmano, seguindo-se em 2022 uma tradução para árabe e para bahasa (malaio da Indonésia).
Entre 1932 e 2007 já tinham sido realizadas 32 traduções para 11 línguas, uma prova que o interesse pela obra de Luís de Camões se manteve.
A exposição decorre até dia 18 de setembro de 2022 e pode ser visitada de quinta a domingo e feriados, entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais sobre a exposição aqui
CMC/FC/FH/LB