CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Democracia Digital | "Carta do ONU felicita Cascais"

"Uma semana marcada pelo enorme alargamento de zonas verdes e de lazer no concelho"

Carlos Carreiras no seu habitual contato em direto com os munícipes de Cascais, na página do facebook da Câmara, enunciou com particular detalhe o trabalho desenvolvido pelo executivo na área do ambiente. Aproveitando as comemorações da Semana do Ambiente, que simbolicamente coincidem com o início da primavera, frisou,”uma semana que fica marcada pelo enorme alargamento de zonas verdes e de lazer que estamos a promover no concelho”.

O autarca fez também um apelo aos cidadãos de Cascais para que visitem, na semana da Páscoa, “em que estamos confinado no nosso concelho, os parques em todas as freguesias e ficarão certamente muito agradados com a beleza, qualidade e tranquilidade que se respira nos nossos parques”. Das requalificações e ampliações Carlos Carreiras destacou as que estão em curso nos bosques na Castelhana, da Ribeira dos Mochos e do Outeiro dos Cucos. Como a plantação de um enorme Parque Urbano na Quinta da Carreira, a abertura aos moradores do bosque 25 de Abril, em Carcavelos, da obra inscrita no Orçamento Participativo na Pedreira da Abóboda, que vai incluir uma pista de atletismo do NAZA - Núcleo de Atletismo da Zona da Abóboda. Com o início da primavera, e Dia da Árvore foram plantadas simbolicamente as primeiras árvores nas Varandas de Cascais, uma zona que sofreu, no verão passado, um violento incêndio. No mesmo dia a Câmara inaugurou as hortas comunitárias da Abóboda e no Parque Marechal Carmona, numa iniciativa que envolve os jogadores de futebol do Estoril Praia foram plantadas dezenas de árvores, no âmbito do projeto “um golo, uma árvore”.

A propósito desta política amiga do ambiente, Carlos Carreiras evocou uma carta endereçada há 4 anos, a Cascais em que o secretário-geral da ONU, António Guterres, a felicitar a Câmara por ser o primeiro município nacional e um dos primeiros do Mundo a assumir o compromisso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na ONU.

O autarca salientou igualmente um estudo europeu em que Portugal e particularmente Cascais foram mencionados com dos melhores destinos turísticos. As praias de Cascais mereceram neste estudo, como das melhores da Europa.

Testes

 Já no domínio específico do combate à pandemia, Carlos Carreiras referiu-se ao centro de testes, que a Câmara instalou nas instalações da Feira Internacional de Artesanato do Estoril (Fiartil). Um centro com capacidade para realizar 16 mil testes por mês. Durante dois meses a Câmara oferece testes aos grupos prioritários à retoma económica; empresários e trabalhadores do comércio, profissionais da restauração, dos serviços, do desporto, da cultura e profissionais do ensino não incluídos no plano de testagem do Governo.

O presidente detalhou a situação no Centro de Vacinação, nomeadamente o problema com as listagens da saúde pública, o que tem dificultado a chamada das pessoas para vacinação por estarem desadequadas e desatualizadas. Carreiras exemplificou que “houve dias que os colaboradores municipais tiveram de fazer 900 chamadas para conseguirem apenas 40 marcações”.

A Câmara está colaborar com as autoridades de saúde na convocatória dos cidadãos para vacinar mas apenas nas chamadas telefónicas, libertando deste modo muitos profissionais de saúde, mas as listas, as prioridades e a seleção das pessoas a vacinar não é da responsabilidade da autarquia.

Ainda no plano dos testes, Carlos Carreiras referiu que na semana passada houve problemas no liceu de S. João com a testagem dos professores, que foram mobilizados pelo Ministério da Educação, para um concentração horária muito curta o que provocou uma concentração desadequada e criou grandes constrangimentos.

Carreiras denunciou ainda as dificuldades operacionais da Câmara, no que respeita aos professores que serão testados amanhã, “a autarquia ainda não tem os números sobre quantos professores serão vacinados nas instalações camarárias, porque o Ministério da Educação, que foi quem fez as convocatórias ainda não libertou essa informação”.

O Plano de Recuperação Económica que a Câmara ativou como forma de recomeço das atividades económicas, com apoios, às empresas, aos pequenos negócios, ao turismo e à restauração com medidas que visam reestabelecer a confiança e com isenções de taxas até ao final de 2021 foram também objeto dos esclarecimentos do autarca.

Carlos Carreiras anunciou que na próxima semana, por ser Sexta Feira Santa, não haverá o habitual espaço de diálogo com os munícipes, tendo desejado também a todos os cascalenses, “uma Santa Páscoa”!

 

JP/CMC

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0