CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

D. Luís e D. Maria Pia fundaram o que Cascais é hoje!

Memórias da Praia da Corte: uma exposição para ver no Palácio da Cidadela de Cascais

" Podemos dizer que existiram dois Cascais: Um Cascais antes de 1870, data em que foi fundado o Palácio Real e a partir do qual a Família Real passou a fazer o uso sazonal de banhos de mar, e um Cascais pós-1870 que se caracteriza por um período de crescimento enquanto Vila da Corte e Rainha das praias portuguesas", afirmou João Miguel Henriques, Diretor de Departamento de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração da exposição " Memórias da Praia da Corte: D. Luís e D. Maria em Cascais" que está patente ao público, a partir desta quinta-feira e até 25 de fevereiro de 2024, na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais. 

A exposição mostra, através de um discurso narrativo claro e intuitivo, a relação da Família Real com Cascais e o decisivo contributo de D. Luís e D. Maria Pia para a importância da vila enquanto capital do lazer em Portugal. Nesta exposição reconstituem-se os momentos mais simbólicos da passagem real pelo concelho, exibindo bens museológicos, arquivísticos e biblioteconómicos, numa organização da Fundação D. Luís e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus. A curadoria é de João Miguel Henriques.

Uma viagem ao passado que definiu a identidade de Cascais hoje e que se projeta no futuro. "Esta viagem contempla aquilo que nós somos hoje e esta exposição demonstra o trabalho e a vontade que a Câmara Municipal de Cacsais tem tido na preservação de uma identidade que diz respeito não só à história de Cascais como à história do nosso país", referiu Salvato Telles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I, acrescentando que " esta é também uma homenagem ao Rei D. Luís e da Rainha D. Maria Pia que se enquadra num conjunto de atividades que serão divulgadas em breve e que irão decorrer em Cascais". 

Uma das máquinas fotográficas da Rainha D. Maria; réplicas de trajes de banho, produzidas especialmente para esta exposição; a Taça Vasco da Gama (1898), troféu da primeira regata internacional disputada em Portugal; a edição original da obra de Júlio Verne 20 mil Léguas Submarinas (1866), inspiração para D. Luís; ou primeira edição em português de Hamlet, de Shakespeare, tradução feita por D. Luís em 1887, que viria a tornar muito conhecido o dramaturgo inglês em Portugal, são algumas das peças expostas nesta mostra que celebra a estada da família real em Cascais, sobretudo em momentos de lazer.

A organização da exposição contou com a colaboração do Arquivo Histórico Municipal de Cascais, da Associação Naval de Lisboa, do Clube Naval de Lisboa, da Fundação D. Luís I, do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, do Museu do Mar Rei D. Carlos I, do Museu Nacional do Traje, do Palácio Nacional da Ajuda e de colecionadores privados, através de cedência de peças.

Saiba mais sobre esta exposição aqui

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0