CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Câmara fornece tablets e wi-fi para E@D

Agrupamentos escolares identificaram 194 alunos do secundário sem net nem computadores

(E@D - Ensino à distância)

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, procedeu hoje (17/4), na Escola Secundária de São João do Estoril, à entrega simbólica dos primeiros tablets que o município cede, em regime de empréstimo, aos alunos do 10 ao 12.º ano de escolaridade.

Esta entrega visa suprir as dificuldades de alguns alunos do ensino secundário que por não possuírem equipamentos e meios digitais estavam impossibilitados de acompanhar, nesta fase do terceiro período, as aulas que vão processar-se pelo método de ensino à distância.

Num levantamento feito pelas direções dos Agrupamentos Escolares foram registados 194 alunos do secundário que não possuíam net nem meios informáticos para poderem aceder às aulas.

Perante estas circunstâncias, a Câmara Municipal de Cascais assumiu o compromisso de resolver esta situação o que corresponde a um princípio norteador da política autárquica: "não deixar ninguém para trás". 

Na sua já habitual emissão em direto com os munícipes de Cascais, Carlos Carreiras deu conta de todas as ações empreendidas pelo departamento de Educação da autarquia, em estreita ligação com os Agrupamentos Escolares do Concelho.

Dirigindo-se aos Profesores e aos encarregados de educação, Carlos Carreiras afirmou; “Não deixamos ninguém para trás, mesmo quando as condições são adversas, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para minimizar o impacto do Covid -19 nas escolas do nosso Concelho”.

Para reduzir o constrangimento destes alunos não poderem estar presencialmente no estabelecimento de ensino, a Câmara Municipal cede de forma gratuita, acesso à internet via wi-fi, através de equipamentos hotspot com capacidade 60 Gb/mês.

A Câmara Municipal de Cascais, substituindo-se ao Ministério da Educação, tem vindo a implementar diversas medidas na área da Educação: disponibilizando um número muito significativo de equipamentos de proteção individual, reforçando a desinfeção dos equipamentos educativos (exterior e interior), mantendo as refeições escolares para os alunos dos escalões A e B, e os apoios financeiros do programa “Crescer a Tempo Inteiro” (AEC’s e AAAF’s), entre outras.

“Temos vindo a responder, na base local, a competências legais da responsabilidade do Governo central”, recordou o autarca, sublinhando: “Isso foi uma opção que fizemos desde o inicio, mesmo antes da pandemia. Em havendo necessidades, e tendo a Câmara Municipal de Cascais capacidade de acorrer a elas, nós não deixaríamos de o fazer”.

 


Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0