CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conselho Municipal de Segurança em reunião

“A Segurança é uma matéria essencial para o desenvolvimento do nosso concelho” referiu o presidente Carlos Carreiras

Esta segunda-feira, dia 24 de junho, o Centro Cultural de Cascais acolheu a reunião do Conselho Municipal de Segurança. Em análise estiveram temas como as Medidas de Prevenção e Controlo da Delinquência Juvenil, Prevenção da Toxicodependência e Análise da Incidência Social do Tráfico de Droga; as Medidas de Prevenção e Controlo a implementar/implementadas no âmbito do Combate aos Incêndios; e as Pessoas em situação de Sem-abrigo.

“A Segurança é uma matéria essencial para o desenvolvimento do nosso concelho”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e que preside ao Conselho Municipal de Segurança. Sobre a temática em causa, o autarca destacou que “o processo de videovigilância está a ser concluído, com mais de 450 câmaras instaladas no concelho, num investimento de 12,5 milhões de euros. Estamos convencidos que este será um passo importante, nomeadamente no apoio às forças de segurança”.

Durante a reunião, as várias entidades envolvidas na segurança do concelho apresentaram os dados estatísticos relativos ao desempenho das suas funções. O Destacamento Territorial de Sintra da GNR (que engloba Cascais, mais concretamente Alcabideche) referiu que, no 1.º semestre de 2024, existiram 24 crimes relativos à delinquência juvenil e 22 crimes no âmbito da droga, tendo existido um aumento de patrulhamento de proximidade juntos dos estabelecimentos escolares. No comparativo geral com o 1.º semestre de 2023, esta entidade referiu que a criminalidade apresentou números mais baixos. Já a PSP – Divisão Policial de Cascais, apontou para uma diminuição de 8,2% na Criminalidade Violenta e Grave, do ano de 2022 para 2023.

Quanto ao tema do combate aos incêndios, as cinco corporações de Bombeiros do concelho de Cascais têm preparado um dispositivo especial que atuará no período mais crítico deste tipo de ocorrências (1 julho a 30 setembro). Já o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais irá continuar a executar a ação “Fecho da Serra” no Parque Natural de Sintra-Cascais, através da qual proíbe a circulação de veículos nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo” de incêndio. Por sua vez, a empresa municipal Cascais Ambiente continuará a levar a cabo o seu trabalho de tornar o território mais resiliente aos incêndios.

O assunto das Pessoas em situação de Sem-abrigo foi também abordado no encontro de hoje, tendo a Divisão de Intervenção Social da Câmara Municipal de Cascais revelado que, até maio de 2024, foram sinalizadas 290 pessoas nessa situação. “Temos de conseguir construir um projeto de vida para estas pessoas”, disse Carlos Carreiras sobre o tema.

A reunião de hoje contou com a presença da vereadora Carla Semedo, de presidentes das Juntas de Freguesia, e dos conselheiros e várias entidades envolvidas na temática da segurança no concelho. Destaque ainda para a tomada de posse dos novos conselheiros.

CMC | DG | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0