CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferências do Estoril 2023 - Prémios de inovação na saúde

A terminar as Conferências do Estoril 2023 foram entregues os “Patient Innovation Awards”

Destinados a homenagear todos os doentes, cuidadores e colaboradores que desenvolveram soluções para lidar com desafios impostos pela sua condição de saúde, para ajudar pessoas da sua família ou, em alguns casos, pessoas que nem conheciam, os “Patient Innovation Awards” encerraram com chave de ouro os trabalhos das Conferências do Estoril 2023.

Na categoria “Patient Innovator” (Paciente Inovador), a distinção entregue por Sir Richard Roberts, Prémio Nobel e CSO da NEB, coube a Adriana Mallozzi, CEO da Puffin Innovations. “Tendo nascido com uma deficiência, rapidamente percebi que a tecnologia era a chave para a minha independência”, partilhou com o público, numa sessão emocionante. Adriana criou a Puffin, uma plataforma única que interliga a Inteligência Artificial e “Machine Learning”, abrindo novas possibilidades para quem tem deficiência e, com isso, abriu um novo mundo de possibilidades que a ajudam quase a esquecer a sua deficiência: “utilizo-a para controlar todos os aparelhos na minha casa, como abrir a porta de casa, chamar um Uber e outras ações, como fazer uma chamada”. E deixou o repto para que esta tecnologia nascida nos Estados Unidos possa chegar a todo o mundo: “Por favor sigam-nos e ajudem-nos a mudar o mundo!”

Igualmente na categoria “Patient Innovator” (Paciente Inovador), Konrad Zieliński recebeu das mãos de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, o prémio que reconhece a sua Uhura Bionics. Vindo da Polónia, desafiou o público a imaginar um mundo onde não pudesse usar a sua voz. Sem voz na sequência de um cancro, que o forçou a remover a laringe, está a trabalhar para que cada um possa falar com uma voz única, pois hoje apenas têm ao seu alcance uma voz robótica. Está também a trabalhar na redução de custos para que a tecnologia esteja mais ao alcance de todos: “atualmente um aparelho custa cerca de 1.000 dólares. Queremos produzir um produto que possa ajudar pessoas com outros problemas de voz”, disse.

Na categoria de “Caregiver Innovator” (Cuidador inovador), o prémio, entregue por Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e presidente da Fundação Alfredo de Sousa coube a Jaume Puig e aos seus Biel Glasses. Um projeto espanhol nascido para ajudar pessoas com baixa visão, que usa a Inteligência Artificial. Mais acessível do que as respostas comuns, como cães-guia, os “Óculos inteligentes” melhoram a visão e respondem à necessidade de mobilidade e outras.

Na mesma categoria, Francisco Nogueira e Frederico Stock receberam das mãos de António José Teixeira, Diretor de Informação da RTP e President da Nova Medical School Council o prémio pelo Glooma, um projeto para detetar cancro de mama o mais cedo possível. Francisco Nogueira aproveitou a pandemia para aprofundar a pesquisa e criou a “senseglove” (luva sensorial) que combina sensores de pressão e IA. Capaz realizar rapidamente muito mais testes e de notificar as utilizadoras a fazer o exame periodicamente, manter o histórico dos resultados e recomendar exames adicionais se necessário. “Não podemos travar o cancro da mama, mas podemos evitar que as mulheres morram disso”, sustentou, fortemente aplaudido pelo público.

Na categoria “Collaborator Innovator” (Colaborador Inovador) Akshita Sachdeva e Bonny Dave receberam das mãos de Maria João Carioca, CFO da GALP o prémio pelo seu “Kibo” da Trestle Labs. Com o lema “desbloqueando aspirações”, esta empresa indiana criou o Kibo, produto que disponibiliza, em mais de 100 línguas diferentes, conteúdos em versão áudio para que possam ser acedidos por invisuais. “Basta abrir o site, capturar o documento, processá-lo e ouvir o documento, tudo em menos de 30 minutos”, explicaram os inovadores, orgulhosos dos 100.000 utilizadores em 25 países, entre os quais mais de 600 instituições desde 2019. “Sê inclusivo, respeita a diferença”, é o desafio que fazem e assume ainda: “gostaríamos que o Kibo estivesse disponível em todas as escolas e instituições para que todos possam ter uma resposta adequada às suas necessidades”.

A última tarde da 8ª edição

A par da entrega dos "Patient Innovation Awards", a última tarde desta 8ª edição das Conferências do Estoril foi marcada por painéis, música, e muitas surpresas.

Na última conferência do dia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, subiu a palco com Ezio Manzini, com o painel "Livable Proximity", uma conversa inspiradora sobre as cidades de proximidade e o papel dos cidadãos em desenhar um novo futuro para as mesmas. Ler aqui.

Para fechar a edição de 2023 com chave de ouro, Salvador Sobral foi o último convidado a subir a palco, encantando o público com a sua voz doce e harmonias marcantes. Grato à tecnologia na saúde, que lhe salvou a vida, o cantor partilhou a pouco usual inquietação ao cantar no fecho das Conferências do Estoril 2023. “É a única coisa que sei fazer e habitualmente não me sinto nervoso, mas hoje, aqui perante este exemplo bons, confesso que sinto algum nervosismo”. O público presente correspondeu e aplaudiu entusiasticamente o autor de “Amar pelos Dois” canção com que deu o primeiro lugar a Portugal no Festival Eurovisão. No final de tudo, num gesto bonito de agradecimento, o artista Fola David surpreendeu o executivo da Câmara Municipal de Cascais e os organizadores das Conferências do Estoril com retratos hiper-realistas dos mesmos.

Ao fazer o balanço do evento, Laurinda Alves, diretora executiva das Conferências do Estoril refere que o poder do evento se prende na inspiração que todos os convidados, à sua maneira, têm e suscitam naqueles que os ouvem. “Estas pessoas fazem todas coisas extraordinárias, também têm motes de obstáculos e motivos de frustração e de superação, mas conseguem fazê-las”, referiu, acrescentando que “é absolutamente extraordinário ver como as pessoas não são só são mentes extraordinárias, mas, sobretudo, pessoas de um grande coração, e quando isto se combina, a razão e o coração, é uma combinação explosiva, e não há ninguém que fique imune”.

Criadas em 2009, com sete poderosas edições, as Conferências do Estoril, que passaram este ano a ser anuais, decorreram nos dias 1 e 2 de setembro para envolver uma multiplicidade de lideranças de alto nível, nas áreas da política, empresariado, academia e da sociedade civil, inspirando as novas gerações a, em conjunto, encontrarem possíveis soluções para os nossos desafios comuns.

CMC | FH | AL | JM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0