Está aqui
Conferência ECO
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2024 (EWWR), uma iniciativa europeia, tem em Cascais uma programação intensa com o objetivo de promover a redução da produção de resíduos e em particular do desperdício alimentar.
Hoje, 21.11, decorreu a Conferência ECO. O Auditório do Edifício Cruzeiro foi o palco escolhido para muita partilha de conhecimento em quatro painéis. A conferência, organizada pelo jornal Eco, juntou responsáveis políticos, membros da sociedade civil, especialistas e stakeholders.
Na primeira sessão, Fernanda Santos, coordenadora do Departamento Formação e Educação da DECO - Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, apelou à participação de um teste sobre a pegada de carbono a todos os cidadãos. O teste serve para conhecer a sua pegada de carbono e ainda recebe ações personalizadas para a diminuir. Desta forma, pode criar um plano para uma vida mais sustentável. Hábitos sustentáveis permitem poupar dinheiro e contribuir para a preservação do nosso planeta. Faça o teste e saiba mais aqui.
"Os cascalenses podem reduzir 83% daquilo que hoje em dia fazem se não reciclarem. E isso, é um fator muito importante." referiu Luis Capão, diretor Municipal de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, alertando para a necessidade de aproveitamento dos equipamentos que a Câmara Municipal de Cascais disponibiliza.
O desperdício alimentar representa cerca de 28% de toda a alimentação produzida, em Portugal, e poderia ser aproveitado para valorização orgânica, evitando a emissão de biogás para a atmosfera e permitindo a produção de energia e composto. Em Cascais, os biorresíduos representam cerca de 50% do contentor de indiferenciados.
Entre os benefícios da valorização dos biorresíduos destacam-se: a redução de resíduos enviados para aterros, a diminuição de odores, a melhoria na qualidade dos materiais triados, a criação de produtos de alto valor (composto, corretor orgânico, biogás), geração de empregos verdes e o envolvimento da comunidade em práticas como compostagem doméstica e comunitária. Também contribui para a redução da importação de matérias-primas agrícolas e melhora a qualidade do solo.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, fez o discurso de encerramento e salientou a importância da Cascais Ambiente neste tipo de iniciativas e "tem demonstrado que as impossibilidades são realizáveis".
A prevenção e a recolha seletiva dos biorresíduos ajudam a cumprir as metas europeias de desvio e reciclagem, além de contribuir para a ambição nacional de neutralidade carbónica até 2050, conforme o Plano Nacional de Energia e Clima e a futura Estratégia Nacional de Bioeconomia.
Saiba mais sobre a EWWR 2024 aqui.
CMC | CL | RP | CB | LB