CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Concessionários e autarquia preparam Época Balnear 2021

Reunião com mais de 50 concessionários e entidades ligadas à praia

Antes do arranque da época balnear, autarquia e concessionários das praias de Cascais reúnem habitualmente para preparar tudo e este ano não foi exceção. Por videoconferência, a sessão decorreu etsa tarde e serviu para apresentar as novidades do próximo verão em Cascais, seja na área da saúde, ambiente, economia ou segurança, e onde também os concessionários tiveram a oportunidade de colocar questões às entidades competentes. 

Depois do sucesso da Época Balnear de 2020, em que em plena pandemia Cascais uniu todas as entidades ligadas à gestão da praia para, em conjunto, zelarem pela qualidade das praias, Joana Balsemão começou por anunciar que, as águas das 17 praias de Cascais que são monitorizadas semanalmente foram qualificadas como “excelentes”

“As medidas relativas à Covid-19 serão muito semelhantes às implementadas no ano passado com algumas alterações”, revelou a vereador, acrescentando: “Vai passar a ser permitida a utilização de gaivotas, escorregas e outros equipamentos de praia, regressa a APP Info Praia, onde a informação sobre a ocupação da praia também vai mudar, permitindo maior ocupação”. 

Foi também anunciado o regresso dos programas “Cascais Acessível - Praia para Todos”, “Voluntariado Jovem no Paredão” e também num novo local. Cascais vai contar com os jovens voluntários na monitorização das ribeiras. 

Quanto à transferência de competências, em que Cascais passa a deter mais responsabilidades com a época balnear, a vereadora destacou o “valioso” apoio da capitania de Cascais “com todas as novidades de ser a Câmara a fazer vistorias, licenciamentos, etc.”

Vão ser colocados mais 500 equipamentos de deposição de resíduos e mais 170 passadeiras.  

Até ao momento, o município já conta com cerca de 34 concessões, 42 escolas de surf licenciadas, duas de stand up paddle e 76 de venda ambulante. E num ano particularmente difícil para os concessionários, Nuno Piteira Lopes, vereador com o pelouro das atividades económicas na autarquia, destacou os apoios disponíveis. 

Foi aprovada a isenção das taxas municipais que os concessionários pagavam à APA e que agora são devidas ao município. É uma forma de município poder contribuir, indiretamente, naquilo que é possível para o programa de recuperação económica municipal,” salientou o vereador destacando que a autarquia estará ao lado dos comerciantes nesta recuperação. 

A reunião contou também com a participação de Paulo Agostinho, Capitão do Porto de Cascais e de Ana Paula Sousa Uva, delegada de Saúde de Cascais, que recordou que em breve a Unidade de Saúde Pública irá efetuar visitas a estabelecimentos para verificar o cumprimento de medidas de segurança alimentar e relativas à Covid-19 e deixou alguns conselhos aos concessionários: “É importante que se protejam e aos vossos trabalhadores, não é por termos poucos casos que se pode baixar a guarda. Têm também de ter um grau de exigência grande com os clientes, as medidas de saúde pública são importantes de se cumprirem”. 

Carlos Carreiras, presidente da autarquia, encerrou a sessão recordando que Cascais entra nesta época balnear com mais preparação do que na anterior, em que lidava com a pandemia pela primeira vez. 

“Vale a pena evocarmos toda a experiência que adquirimos e acredito que hoje não há ninguém que não saiba o que deve fazer,” afirmou, admitindo: “Sabemos que há uma ansiedade grande por parte das pessoas de saírem de casa, voltarem ao espaço público e, muito especialmente, virem para o litoral para verem o mar e isso exige que todos continuem a cumprir as regras e medidas implementadas. É uma luta que ainda vai ter de ser constante,” concluiu. 

FC/CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0