CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comissão Municipal de Proteção Civil em reunião

Planeamento da Jornada Mundial da Juventude esteve em destaque

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu-se, esta manhã, no Centro Cultural de Cascais. Este encontro contou com a participação de membros do executivo municipal cascalense, encabeçado pelo presidente Carlos Carreiras, assim como das várias entidades que concorrem para a resposta geral do setor da Proteção Civil de Cascais. A reunião teve o planeamento para a Jornada Mundial da Juventude como principal destaque na ordem de trabalhos.

“Temos de nos preparar, o mais antecipadamente possível, para a Jornada Mundial da Juventude”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Até ao momento, já foram anunciados mais de meio milhão de inscritos para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023. De 1 a 6 de agosto, Portugal vai ser o anfitrião desta grande festa da juventude pela primeira vez. Cascais irá receber o Papa Francisco no dia 3 de agosto e, pela proximidade da capital e dedicação aos jovens, vai acolher mais de 60 mil peregrinos no município. Durante os dias da jornada, além dos jovens que vão pernoitar em Cascais, é esperada a visita de muitos peregrinos, seja pelas praias ou pelas fantásticas paisagens e iniciativas do concelho. (Saiba mais aqui)

“No respeitante à Jornada Mundial da Juventude, apresentamos aqui hoje o ponto de situação relativo ao planeamento nas áreas do alojamento, mobilidade, socorro e segurança. Sabemos que há muita informação que ainda não está disponível, mas estamos a trabalhar com aquilo que temos até ao momento”, disse Rui Ângelo, diretor do Departamento do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.

Outros dos temas abordados nesta reunião, foi relativo ao Dispositivo de Monotorização e Fiscalização da Época Balnear, tendo sido destacado o reforço de nadadores-salvadores nas praias do concelho, como resposta à elevada afluência de jovens que é esperada.

De referir que, durante a manhã desta quarta-feira, decorreu também a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, onde foram destacadas as várias ações que o município tem levado a cabo para evitar a propagação de incêndios no concelho.

“O Plano Operacional Municipal apresentado hoje, está muito focado na questão do combate aos incêndios rurais. Sabemos que vai ser um verão muito exigente e, por isso, temos estado a trabalhar com várias entidades o planeamento que é possível fazer, perante este risco existente no nosso concelho”, referiu Rui Ângelo.

CMC | DG | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0