Está aqui
Comissão Municipal de Proteção Civil e Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais em reunião




















O Centro Cultural de Cascais acolheu esta sexta-feira, 21 de junho, as reuniões da Comissão Municipal de Proteção Civil e da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, respetivamente. Os encontros contaram com a participação de membros do executivo municipal cascalense, encabeçado pelo presidente Carlos Carreiras, de presidentes de Junta de Freguesia, assim como das várias entidades que concorrem para a resposta geral do setor da Proteção Civil de Cascais.
“Em Cascais estamos preparados para dar resposta a eventuais catástrofes, pois temos investido nesse sentido”, referiu Carlos Carreiras.
A primeira reunião, relativa à Comissão Municipal de Proteção Civil, teve como tópicos: o Dispositivo de Monotorização e Fiscalização da Época Balnear; o Risco de Cheias e Inundações no concelho de Cascais; e a Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Cascais. O Plano Municipal de Emergência, aprovado por unanimidade, foi o tema em destaque nesta reunião.
“Este é um plano estruturante para dar resposta a emergências e desastres graves que venham a ocorrer em Cascais, onde fica claro para cada entidade qual é a sua missão e quais são as suas competências”, disse o diretor do Departamento do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, Rui Ângelo.
Já na segunda reunião, respeitante à Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, os destaques foram para a aprovação, por unanimidade, do Plano Operacional Municipal (POM) 2024 e para o ponto de situação relativamente à Gestão de Combustíveis Florestais, e as intervenções feitas nesse sentido.
“Os trabalhos realizados fazem com que a probabilidade de um incêndio rural poder tornar-se num incêndio urbano, seja menor”, referiu Rui Ângelo. No encontro, foi ainda destacado o importante trabalho realizado pela Cascais Ambiente no âmbito desta temática.
CMC | DG | BN | LB