CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

CNN faz reportagem no Hospital de Cascais e sublinha que Portugal tem maior taxa de infeção do mundo

"Estamos sobrecarregados e o Hospital de Cascais não é exceção", diz Diretor-Clínico.

“Um caos silencioso enche esta enfermaria (Hospital de Cascais) ... Aqui, à medida que, paciente após paciente, luta por respirar, pela própria vida, apenas os seus monitores cardíacos ecoam nestas paredes”, afirma a estação de televisão CNN na sua reportagem sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal.

Este país tem a mais alta taxa de infeção por Coronavírus do mundo, diz a CNN, que mostra imagens no interior da unidade de cuidados intensivos do Hospital de Cascais.

Com o número de infeções a disparar, assim como o número de óbitos, desde o Ano Novo, Portugal agora tem a mais alta taxa de infeção e de mortes por milhão de habitantes no mundo, segundo a Universidade de Oxford.

A repórter Isa Soares entrevistou a enfermeira-chefe do Hospital de Cascais, Dulce Gonçalves que afirma que “adoraria ter sempre uma enfermeira para seis doentes, mas que a maior parte do tempo tem oito pacientes”.

A enfermeira diz não ter palavras para descrever a situação e afirma que o mais difícil é “realmente trabalhar muitas horas”.

Por seu lado, o Diretor-Clínico do mesmo hospital, Nuno Côrte-Real, reitera: “Estamos sobrecarregados e o Hospital de Cascais não é exceção. Estamos perto do limite se é que não estamos já lá. O que temos visto é que os serviços existentes em Portugal estão ameaçados de ficar submergidos por este tsunami”.

A CNN diz ainda que a nova estirpe inglesa da infeção disparou no país o que levou ao auxílio médico das Forças Armadas em Lisboa e no Porto.

O intensivista Gustavo Carona, do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, considera que se está a lidar com o sofrimento dos doentes de uma maneira nunca vista. Este especialista diz ser “muito complexo lidar com tantos doentes nos cuidados intensivos e que não se arranjam especialistas do pé para a mão”.

“O problema é que existe um limite para a nossa capacidade”, afirma.

O relaxamento do confinamento no Natal ou até as eleições Presidenciais são apontados como fatores determinantes no incremento da pandemia no pais, num debate a que são alheios os profissionais mergulhados nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais cujo único espirito é o de missão, conclui a CNN. S.R.S.

Veja aqui a reportagem: https://edition.cnn.com/videos/world/2021/01/29/portugal-coronavirus-covid-19-crisis-soares-pkg-intl-hnk-vpx.cnn

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0