Está aqui
Resiliência e investimento na resposta a situações extremas
Quer receber a versão impressa na sua caixa do correio? Subscreva AQUI. Se preferir receber a versão digital, subscreva AQUI.
Cascais está a transformar-se com um grande investimento para mitigar os impactos de cheias, como o cenário de “Cheias dos 100 anos”, um evento raro, mas de grandes proporções. Para proteger o concelho, foram construídas bacias de retenção ao longo da Ribeira das Vinhas e da Ribeira de Sassoeiros, reduzindo o risco de inundações.
O Sistema Municipal de Proteção Civil foi reforçado com 20 novas eletrobombas distribuídas pelas cinco corporações de bombeiros do concelho, além de equipamentos especializados para situações de cheias. Adicionalmente, foi adquirida uma unidade de bombagem de alta capacidade, que pode escoar 20.000 litros por minuto, essencial para responder rapidamente em emergências que envolvam hospitais, centros de saúde e infraestruturas críticas.
A prevenção é uma prioridade, com ações de sensibilização junto ao comércio local, em zonas vulneráveis como a Baixa de Cascais e o Centro Histórico de Tires. Através dos canais digitais, o município alerta regularmente sobre medidas preventivas para situações meteorológicas extremas.
Com o lema “Todos Somos Proteção Civil”, Cascais aposta na prevenção, resposta imediata e resiliência comunitária, salvando vidas e protegendo bens.
Leia, conheça, explore AQUI