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Cinema e Moda no Lisbon & Estoril Film Festival 2014 | Centro de Congressos do Estoril

O filme “Saint Laurent”, de Bertrand Bonello, abriu o Lisbon & Estoril Film Festival, no Centro de Congressos do Estoril, com a presença do próprio realizador. Uma sessão especial incluída no programa do Festival com o tema Cinema e Moda, a que se juntou “Designing Woman”, de Vicent Minelli seguida de conversa com várias personalidades da moda nacional e internacional como Emanuel Ungaro, Bella Freud e os Storytailors.

A discussão em torno da moda fez-se primeiro a partir da exibição do filme "Saint Laurent". Motivo de grande polémica no último Festival de Cannes, o filme foi produzido sem o apoio de Pierre Bergé, o empresário que detém os direitos sobre todo o acervo do costureiro francês, que criticou o projeto por ter sido lançado sem seu aval, bloqueando a consulta aos arquivos da Casa Saint Laurent. A trama de Bonello concentra-se numa década da vida de Saint Laurent, entre 1967 e 1976, considerada uma das fases mais tumultuadas de sua história.

No Centro de Congresso do Estoril, o debate sobre a influência da moda no cinema e artes performativas foi, ainda, antecedido do visionamento de duas outras películas com duas visões distintas sobre a moda com mais de meio século de diferença.

A clássica e intemporal “Designing Woman” (1957), de Vicent Minelli, com as interpretações de Gregory Peck e Lauren Bacall - a icónica atriz falecida em agosto deste ano -  filme que ganhou em 1958 o óscar para melhor comédia romântica; e “Girl Boils Egg”, de Bella Freud, bisneta de Sigmund Freud, protagonizado por Gala Gordon, uma curta-metragem sobre a visão avant-garde.

Na conversa que se seguiu e que envolveu a presença de Emanuel Ungaro, designer de moda francês, Bella Freud, designer de moda e realizadora,  Gala Gordon, atriz e modelo inglesa, Bay Garnett, designer e editora de moda, e os Storytailors, designers de moda portugueses, uma das principais conclusões foi que a moda influencia todo o ambiente à sua volta, pelo que há uma relação estreita entre a moda, o cinema e as demais artes do espetáculo.

Mais enfática, Bella Freud afirmou mesmo: “o guarda-roupa é fundamental para ajudar à criação de uma personagem, até para o próprio ator, ajudando-o a dar corpo à figura que representa, ou seja, a forma como a roupa que veste o deixa movimentar, comer, dançar, agir”.

Num auditório concorrido por um público interessado e conhecedor houve oportunidade de colocar questões às personalidades presentes sobre as diferenças que existem entre criar uma coleção de moda própria ou trabalhar para teatro, cinema, ou outro espetáculo que envolva trabalhar com outros criadores.

Outra das questões colocadas pelo público foi o papel da Moda na mudança de mentalidades, nomeadamente no que diz respeito às questões de identidade de género. A finalizar o encontro abordou-se, ainda, a linguagem formal da moda e as diferenças que têm vindo a ocorrer desde os anos 70 do século passado. Emanuel Ungaro concluiu a sua intervenção dizendo que o desenho de moda tem de vir do coração e “se formos fiéis ao nosso coração, o nosso coração ser-nos-á fiel”.

 

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