CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Chefs on Fire traz boa comida, música e fogo ao Estoril

Festival junta alguns dos melhores chefs do país num ambiente familiar

Fogo, música e muito boa comida. O maior festival gastronómico do país está de regresso ao Estoril, este fim de semana, no espaço da Feira de Artesanato. É já o 4.º ano de Chefs on Fire em Cascais e o festival veio para ficar. Destacado pelo ambiente familiar e intimista, o primeiro dia esgotou as bilheiras ainda antes das portas abrirem. Não é todos os dias que se tem a oportunidade de provar pratos de diferentes Chefs portugueses, ainda para mais, cozinhados no fogo.

"Este ano temos um número recorde com 22 pontos de comida por dia, entre os quais quatro, por dia, que são rising stars," adiantou Gonçalo Castel-Branco, responsável pelo Chefs on Fire, acrescentando:"Temos os melhores chefs, do norte ao sul do país, a fazer pratos tão variados como veado, espadarte, uma sobremesa com banana e cebola, vegetariano, vegan, carne, peixe...”

Viver o Chefs on Fire é estar em casa com amigos que ainda não se conhecem, das nódoas de vinho na camisa depois de um brinde animado, de falar com a boca cheia, de rir alto, de cheirar a fumo e de sujar as mãos com carvão. O Chefs on Fire é combinação improvável de momentos improváveis nos detalhes, cheios de pequenas imperfeições que conspiram para criar dias perfeitos.

Para segurança de todos, o evento obriga ao corte de trânsito e reserva de estacionamento. Confira os locais e datas AQUI.

A internacionalização
Portugal é a ostra do Festival que está neste momento em pré-produção internacional, sendo que 2022 será o último ano do Chefs on Fire exclusivo em Portugal. “Decidimos dar o próximo passo e expandir esta experiência, conhecer novos talentos e desafiar novos paladares. Depois de quatro edições de sucesso no nosso País, o Festival está pronto para se aventurar além-fronteiras. A fase de incubação está terminada, temos de sair da nossa zona de conforto e deixar este projeto, que nos é tão querido, ganhar asas e voar”, conta-nos Gonçalo Castel-Branco, criador e produtor executivo do Chefs on Fire.

Novo formato de organização do recinto
Este regresso não vem sozinho e traz novidades - começando pelos Chefs que, pela primeira vez cozinham em exclusivo um prato de uma das quatro categorias - carne; peixe, vegetariano ou sobremesa -, o que significa que a experiência de navegação no Festival também se organizará nestas mesmas áreas temáticas.

Chefs - rising stars - bites
Inédito é também o convite a Chefs em ascensão para integrarem o cartaz do Festival. O produtor diz ser um “esforço consciente de incluir equipas que estão em crescimento, mas já com uma qualidade técnica incrível e que merecem ver o seu talento partilhado com o público - especialmente mulheres que, por força da indústria tendencialmente masculina, demoram mais tempo a chegar aos lugares que merecem. Nós sentimos que é o nosso dever moral ajudar a equilibrar aquilo que o mérito ainda não consegue.”

Dia 17:
- Carne: Chef Alexandre Silva (Loco e FOGO); Chef Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio); Chef Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão); Chef Louise Bourrat (BouBou’s) e Chef Rising Star Pedro Forato (Mercearia do Prado);
- Peixe: Chef João Oliveira (Vista); Lucas Azevedo (Praia no Parque); Kiko Carvalho (O Boteco - O Talho - A Cevicheria) e Chef em ascensão, Nikita Polido (Celmar);
- Vegetariano: Chefs Nuno Castro (Fava Tonka); Bruno Caseiro (Cavalariça) e da Chef Rising Star, Alana Mostachio (VDB Bistronomie);
- Sobremesas: Chef Márcio Baltazar (Ocean) e da Chef Rising Star, Juliana Penteado (Barü.Ba Pastry).

Dia 18:
- Carne:  Chefs Henrique Sá Pessoa (Alma); Maurício Ghiglione (Belos Aires); Bruno Rocha (Bairro Alto Hotel); Hugo Brito (Boi-Cavalo) e a Chef Rising Star, Marcela Guirelli (Comida Independente);
- Peixe: João Rodrigues (Feitoria); Noélia Jerónimo (Noélia e Jerónimo); Pedro Almeida (Midori) e o chef Rising Star, Tiago Penão (Kappo);
- Vegetariano: David Jesus (Seiva); Vítor Adão (Plano) e da Chef Rising Star Ana Leão (Musa);
- Sobremesas: Chef Carlos Fernandes (Azor Hotel) e da chef em ascensão, Leonor Sousa Bastos (Flagrante Delícia).

Continuando as novidades, pela primeira vez e a acompanhar os chefs, haverá uma nova secção do festival: os bites, resultado de uma curadoria intensa no último ano dos melhores restaurantes do País, são convidados a integrar a programação e a recriar um prato icónico do seu menu, preparado no fogo.

Música
À boa comida junta-se, como já é hábito, boa música. Carolina Deslandes, David Fonseca, Bruno Pernadas e Luísa Sobral são alguns dos grandes nomes que vão fazer parte do cartaz de música da edição 2022 do Chefs on Fire.

Sobre o evento - nova modalidade de bilhética
Os bilhetes estão à venda nas plataformas habituais e, além do bilhete diário normal (que inclui 10 doses de comida, 5 bebidas e 5 concertos, por 95€), o festival lançou o 1/2 passe diário (cuja diferença é incluir menos doses de comida e bebida - 5 doses, 2 bebidas e 5 concertos por 65€, sempre com a possibilidade de compra de doses ou bebidas extra), e juntou ao já habitual passe de dois dias para os fãs que não querem perder pitada (10 doses de comida, 5 bebidas e 5 concertos/dia) o bilhete de criança (que são a alma do Chefs on Fire) e que inclui 5 doses de comida e 2 bebidas sem álcool. À entrada do recinto, o bilhete (de qualquer plataforma) é trocado por uma pulseira digital que permite ser acedida através do telemóvel, consultar os consumos e efetuar carregamentos, promovendo também um evento 100% cashless. Compre o bilhete e saiba mais AQUI . 

Food Lab presente com “Pão com Coração”
O projeto “Pão com Coração”, de empreendedorismo social da Câmara Municipal de Cascais, conta com oito formandos de faixas etárias entre os 16 e os 36 anos da CERCICA, que irão colocar à venda pão confecionado por si nesta edição do Chefs on Fire. Mais sobre o sobre o projeto “Pão com Coração” AQUI

Espaço Kids
Também os mais pequenos são bem-vindos ao Chefs on Fire. Há um espaço onde também eles são convidados a usufruir de experiências gastronómicas e a ser chefs por um dia, cozinhando hambúrgueres e fazendo espetadas de fruta, com o apoio e participação da filha do Chef Rodrigo Castelo, Mimi Castelo (8 anos). O horário do KIDS by CASCAIS FOOD LAB será entre as 12h00 e as 15h00 e as 19h00 e 22h00.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0