Está aqui
Centro Judaico de Cascais inaugura em Março de 2020
Toda a parte relativa à construção está terminada. Faltam os arranjos exteriores. O Centro Judaico de Cascais vai ter um jardim sensorial com mais de 1500m2 aberto a todos os cascalenses. Por isso o centro só inaugurará em março de 2020.
Hoje, no âmbito da cerimónia do Chanukah, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, foi o convidado de honra com uma missão muito especial: acender a oitava e última vela da Menorá que marca também a conclusão das obras no edifício do novo Centro.
“É um momento feliz. Está cumprido o objetivo a que nos propusemos”, referiu Carlos Carreiras, acrescentando que longe vão as polémicas em torno do centro e que “ hoje com a obra à vista não há ninguém que se lhe oponha”.
O presidente da Câmara de Cascais reafirmou, ainda, que o terreno cedido e que só podia ser utilizado para equipamento, foi feito “em igualdade de circunstâncias como o foram centenas de outros terrenos em Cascais para fins culturais, desportivos e religiosos”.
O “Jewish Life and Learning Center”, dedicado aos estudos judaicos e à história judaica, é composto por uma biblioteca, salas de aulas, espaços para reunião e oração. Na biblioteca, aberta a todos aqueles que queiram saber mais sobre a influência judaica em Portugal, poderão consultar-se documentos históricos sobre a comunidade e herança judaica no país, nomeadamente escritos dos séculos XV e XVI.