“O Mar como Desígnio Nacional e Local” foi o tema do seminário que decorreu hoje, 15 de maio, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego. Na ocasião foi apresentada a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, pela subdiretora da Direção-Geral da Política para o Mar, Margarida Almodôvar. Esteve ainda em destaque o Centro de Mar de Cascais.
Na ocasião, Margarida Almodôvar considerou que “o Centro de Mar de Cascais é um exemplo real da forma como a Estratégia Nacional para o Mar pode ser concretizada”. E acrescentou que, relativamente à aposta na economia do mar, “o concelho de Cascais está mais avançado do que outros territórios”.
Durante o seminário foram apresentados quatro projetos cascalenses que irão integrar o Centro de Mar: Cascais Team/Optimal, Lindley, Clube Naval de Cascais e Roteiro dos Submarinos de Cascais. Com investimentos em áreas que vão da tecnologia de ponta aplicada a barcos de competição - como é o caso do Cascais Team, que estará presente no Campeonato Mundial da C-Class - ao turismo, passando pela promoção da prática de desportos náuticos e pelos investimentos em marinas e sinalização marítima, o Centro de Mar de Cascais já está a mobilizar diversos agentes da economia local.
Criado pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco, este Centro de Mar é um plano estratégico municipal que visa desenvolver o tecido económico e social do concelho através da aposta na economia do mar. Baseia-se no desenvolvimento de sinergias entre três áreas estratégicas de Cascais: Náutica, Investigação/Conhecimento do Mar e Saúde, estando esse trio ancorado no Turismo.
Inspirado em modelos internacionais - como Biarritz (França), Southampton (Reino Unido) e Newport (EUA) - o Centro de Mar de Cascais será um catalisador da economia local, atuando junto das empresas do concelho que trabalham nas quatro áreas referidas, de forma a criar uma rede de prestadores de serviços de excelência. Espera-se que esta rede, por efeito multiplicador e a médio/longo prazo, transforme não só a economia de Cascais mas também a economia da região de Lisboa - com possíveis efeitos a nível nacional.