CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Vela regressa este fim de semana

70 participantes em três diferentes classes - ORC, NHC e SB20

A vigésima primeira edição do Cascais Vela terá início nesta sexta-feira, 27 de Agosto. Sete dezenas de participantes, espalhados em três diferentes classes - ORC, NHC e SB20 - já treinaram nas águas Cascalenses.

Na “Classe Rainha” do evento, a ORC, os participantes disputam o Troféu Quebramar, divididos nas divisões A e B. O “Xekmatt”, de José Carlos Prista, vencedor da edição de 2020 na Classe ORC - A, é novamente favorito à vitória em Cascais. Mas há mais candidatos ao título: Nuno Neves, vencedor na divisão B em 2020, tem novo barco, o Syone-Panther, e este ano irá disputar a divisão A podendo dar dores de cabeça aos vencedores em título. O Trofeu Quebramar será composto por quatro regatas técnicas de barlavento-sotavento e uma regata costeira que terá um peso superior e não poderá ser descartada. A regata costeira atribuirá o “Troféu Pedro Mendonça” ao melhor barco da classe ORC em tempo corrigido.

Na classe NHC mais de duas dezenas de barcos disputam o Desafio Marina de Cascais. Este ano voltamos a contar coma presença da equipa Mirpuri Foundation Racing Team, que fará a sua primeira aparição depois da vitória da The Ocean Race Europe em Junho. Este barco terá uma tripulação completamente portuguesa e será capitaneado pelo velejador oceânico português António Fontes. Esta equipa é também a grande favorita à vitória em tempo real devido às altas performances que os barcos da classe VO65 conseguem fazer. Ainda na classe NHC teremos a presença do colossal Green Eyes, embarcação com mais de 30 metros, comandado por Paulo Mirpuri.

Em 2021 vamos ter a presença do Metralha, de José Vozone, que promete dar luta aos barcos maiores tal como fez na última edição quando subiu ao lugar mais alto do pódio.

Já na classe SB20, as quase cinco dezenas de participantes vão disputar o Desafio Mitsubishi. Com a presença da Equipa Olímpica Portuguesa de vela, com Jorge Lima e José Costa a bordo do Sargo, Pedro Costa a abordo do Quebramar, Diogo Costa ao leme do SportsWorld Boat e Carolina João aos comandos do Ladies First – Naturea Sailing Team. Esta será a primeira aparição dos atletas lusos após os Jogos Olimpicos de Tóquio. A classe SB20 no Cascais Vela conta ainda com a presença de grandes nomes da classe SB20 mundial, como o russo Timur Sabirzianov, aos comandos do Vis Sailing Team, e de Vasily Gregoriev, vencedor das Cascais SB20 Winter Series em 2019, mas também dos campeões olímpicos Nuno Barreto (Medalha de Bronze nos Jogos de Atlanta 1996), Martine Grael e Kahena Kunze (Bi Campeãs Olímpicas, 2016 e 2020), Luke Patience (Medalha de Prata em Londres 202) e Toniu Toniste (Medalha de Prata nos Jogos de Barcelona 92 e Bronze em Seul 1988).

Esta edição do desafio Mitsubishi enquadrado no Cascais Vela funcionará como barómetro para o Campeonato do Mundo da Classe SB20 que começa na próxima segunda-feira 29 de Agosto.

O Cascais Vela decorre de 27 a 29 de Agosto e conta com o apoio do Municipio de Cascais, Turismo de Portugal, Associação de Turismo de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Quebramar, Marina de Cascais, Mitsubishi, Sagres, Veneziani, Simões e Gaspar, Vista Alegre e JCDcaux.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0