CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais Summit: Tubarões voadores, melgas e rock & Roll

Inspiração para a ação na 5ª edição do Cascais Summit

O Cascais Summit que teve lugar esta quarta-feira, 29 de maio, celebrou a sua 5ª edição com crescente sucesso e a participação de mais de 400 alunos que encheram por completo o grande auditório da Nova SBE, em Carcavelos. 

Direcionado para os alunos do Ensino Secundário do concelho de Cascais, este é um evento que "fomenta a partilha de experiências e conhecimento, levando os jovens a refletir sobre temas com grande impacto na suas vidas. Por isso quero parabenizar as escolas organizadoras por mais uma edição de grande sucesso entre os jovens", referiu Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Esta 5ª edição, organizada pelo Colégio Amor de Deus e pelos agrupamentos de escolas de Carcavelos e da Cidadela, em parceria com a CM de Cascais e a NOVA SBE, contou com dois painéis agregadores de temas impactantes – “Painel Sonhar” e “Painel Projetar”. No primeiro foram abordadas temáticas inspiradoras como “Semear”, “Amigos à Mão”, “Sobreviver e Aprender” e a vertente mais prática da “Literacia Financeira”. 

Ana Brito Vaz, a oradora de “Amigos à Mão” trouxe a vertente solidária e do voluntariado, sendo que “Os Amigos à Mão” são uma organização da Paróquia de Cascais destinada a ajudar as famílias em dificuldades.

João Garcia, com “Sobreviver e Aprender” é um defensor ativo da saúde mental e trouxe a palco um testemunho comovente e cru ao partilhar os seus desafios contra a ansiedade e a depressão e o estigma social que lhes está associado.

Joana Dâmaso, com “O poder das (não) decisões” partilhou o seu gap year "improvisado" que lhe mudou a vida  ao fazer uma viagem sozinha pela Europa e uma experiência de voluntariado internacional em Cabo Verde. Hoje em dia, é a Presidente da Associação Gap Year Portugal e luta todos os dias para que mais jovens, tal como ela, saiam da sua zona de conforto, desenvolvam novas skills e descubram o que realmente as/os move.

No segundo painel pretendeu-se desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo dos participantes, através da autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, cidadania, equidade e no respeito mútuo, aspirando ao bem comum.

Destaque para a palestra de João Correia que nadou com tubarões nas Bahamas, instalou os dois primeiros tubarões no Jardim Zoológico de Lisboa e foi o responsável pela captura e transporte de todos os animais do Oceanário de Lisboa. Do seu variado e aventureiro percurso trouxe uma filosofia de vida que lhe permite encarar cada dia com a expectativa e o sentido de possibilidades que fazem dele um professor, um empresário e um ser humano curioso, incansável e sempre aberto ao futuro.

 Fábio Anjos, outro dos oradores, tem como lema de vida: nunca é tarde para (re)começar… Com um percurso escolar com altos e baixos, é licenciado e mestre em Educação Social. Com uma atitude positiva, lutadora e desafiadora permitiu-lhe trabalhar em várias áreas. Hoje trabalha com crianças e jovens em risco, é um testemunho assíduo do projeto Ubuntu.

" O Cascais Summit é uma oportunidade para todos os jovens aprenderem, refletirem e trocarem conhecimentos e, assim, estarem melhor preparados para a vida depois do Secundário", afirmou Matilde Ferreira, que pela primeira vez participa no evento. Também para a sua amiga Victoria Zea, este evento é uma oportunidade única para "ouvir os oradores a abordar temas tão importantes como a literacia financeira e a saúde mental", acrescentando que "é muito importante os jovens serem confrontados com assuntos como estes abordados no Cascais Summit para estarem melhor preparados para o futuro". 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0