Está aqui
Cascais reforça a sua posição de líder europeu na ação climática

Elevando para cinco o total de projetos financiados num único ano na área da ação climática, Cascais reforça a sua posição de líder europeu na ação climática. Desta vez o projeto vencedor é o COMMUNITAS, um consórcio de cerca de sete milhões de euros. No total, os projetos em que Cascais está atualmente envolvido em consórcios europeus totalizam mais de 35 milhões de euros na área da ação climática.
O COMMUNITAS vai agilizar o novo enquadramento legal europeu para promover as comunidades de energia e aumentar a autossuficiência das famílias e municípios por toda a Europa. Ou seja, pretende-se que os governos locais se possam tornar como parte ativa do mercado energético, potenciando assim a penetração das energias renováveis e da figura do “pro-sumer”, onde os cidadãos podem ser simultaneamente consumidores de energia, mas também produtores (através da produção em painéis solares, aerogeradores eólicos ou investidores em produção coletiva, vendendo assim a energia que produzem ao mercado energético ou a outras famílias.
Município pioneiro na adaptação e mitigação das alterações climáticas
A Câmara Municipal de Cascais reforça assim o seu papel como líder europeu de ação climática e inovação para as novas tecnologias e enquadramentos legais europeus. Continuar a ler