Está aqui
Cascais reforça laços com cidades ucranianas












Todos os vereadores da Câmara Municipal de Cascais subscreveram e aprovaram a proposta de assinatura do acordo de geminação do concelho de Cascais com as cidades ucranianas de Bucha e de Irpin, na região de Kiev. Este acordo vem reforçar a ponte de amizade, solidariedade e fraternidade com o povo ucraniano. A proposta esta manhã de terça feira aprovada em reunião de câmara segue agora para conhecimento da Assembleia Municipal.
Desde o início da guerra na Ucrânia que Cascais tem vindo a desenvolver um conjunto de esforços assente em três pilares: Resgatar cidadão ucranianos fugidos da guerra; criar condições para os acolher em Cascais; e montar operações de ajuda humanitária para a Ucrânia. Nesse sentido já partiram de Cascais 14 camiões, cada um com 25 toneladas de bens essenciais, madeciamentos e material médico.
Esta colaboração entre Cascais e a Ucrânia vai agora mais além, com esta geminação das cidades nos arredores de Kiev.
"Este é um momento de exceção em que podemos anunciar a geminação de Cascais com duas cidades ucranianas. Uma proposta subscrita por todos os vereadores da Câmara Municipal e esse momento mostra exatamente aquilo que estamos a viver e aquilo que tem sido o espírito dos portugueses e dos cascalenses, um espírito de enorme união e de solidariedade em torno do povo ucraniano", salientou o vereador da Câmara Municipal de Cascais, Franscisco Kreye.
No dia 25 de abril passado, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, teve uma videoconferência com o presidente do conselho municipal de Bucha, Anatoliy Fedoruk, onde foi anunciado o envio de quatro camiões para aquela cidade, carregados, no total, com 100 toneladas de ajuda humanitária essencialmente medicamentos, material médico, comida e roupa ( ver notícia aqui ). Também já está agendada uma videoconferência com Irpin para aferir das necessidades locais. O objetivo é a criação de equipas com técnicos da Câmara Municipal de Cascais pensando já no futuro e na reconstrução desta cidades destruídas e mais de 70% pela guerra.
"O aconselhamento e e disponibilidade de recursos técnicos para todo o projeto de reconstrução que vai ter de ser feito é um dos objetivos deste acordo de geminação", explicou Carlos Carreiras sobre esta aproximação entre Cascais, Bucha e Irpin.
A reunião de Câmara desta terça-feira contou com a presença de cidadãs ucranianas de Bucha, convidadas de Cascais e que se encontram em centros de acolhimento no concelho. A votação da proposta pelo Executivo Municipal foi acompanhado por uma tradutora ucraniana que traduziu também o agradecimento emocionado das cidadãs ucranianas a Cascais pelo acolhimento e pela ajuda humanitária enviada para as suas cidades.
"Queremos agradecer do fundo do coração à Câmara Municipal de Cascais e a todos os cascalenses o acolhimento às mulheres e crianças que são o futuro da Ucrânia e que graças a todos vocês podem agora acordar sem bombas sob este céu azul e em segurança. Acreditamos que com a vossa ajuda vamos poder voltar ao nosso país, reconstruir as nossas cidades e voltarmos a ter uma vida boa", referiu Irina, uma das convidadas de Cascais fugida de Bucha.
PL | LB | AG | BN | CMC