CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe Visitas de Estudo internacionais no âmbito do Sistema Municipal de Participação

Sistema Municipal de Participação e Orçamento Participativo foram apresentados a comitivas da Geórgia e PALOPs.

Visita da Comitiva da Geórgia:

No dia 16 de novembro, a Casa das Artes da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana (um projeto OP Cascais), em Alcabideche, acolheu a visita de estudo de uma comitiva proveniente da Geórgia, que se deslocou até ao concelho para ficar a conhecer melhor o funcionamento da Democracia Participativa em Cascais. O encontro foi organizado pelo Conselho da Europa e contou com a presença de cerca de 20 cidadãos georgianos, entre autarcas, estudantes e representantes da sociedade civil.

“Tivemos a oportunidade de partilhar a nossa história, que já tem 12 anos desde o primeiro Orçamento Participativo, e tudo o que aconteceu desde então, em termos de novas práticas participativas, que vão desde “A Voz dos Jovens”, ao “Tutor do Bairro”, passando pelo Voluntariado, os Painéis de Cidadãos… todo este vasto leque de oferta que a Câmara Municipal tem para dar aos cidadãos e através do qual nós gostamos de envolver os mesmos”, referiu Joana Balsemão, vereadora com o pelouro da Cidadania e Participação na Câmara Municipal de Cascais.

“A verdade é que não há políticas públicas saudáveis sem haver este envolvimento. Se queremos uma sociedade onde há sentimento de pertença e, sobretudo, onde há confiança, é muito importante criar todos estes laços. Este é um chão comum que nos une no dia a dia, mas também nos momentos de crise e, sobretudo agora, que sentimos tempos de grande individualismo e de grande polarização, são estes laços visíveis e invisíveis que vão fazer toda a diferença”, concluiu a vereadora.

Durante o encontro, a comitiva georgiana ouviu com atenção a apresentação feita por Isabel Xavier, diretora do Departamento de Cidadania da Câmara Municipal de Cascais, que explicou a estrutura e o funcionamento do Sistema Municipal de Participação cascalense. A principal bandeira da democracia participativa em Cascais, o Orçamento Participativo, foi apresentado aos elementos da comitiva por Karin Pereira, chefe de Divisão dos Orçamentos Participativos da autarquia. Já para falar sobre o Orçamento Participativo Jovem, tomaram a palavra os jovens das turmas e respetivos professores, que fazem, ou fizeram, parte deste projeto, e que ressalvaram a importância que o mesmo tem na preparação para o exercício da democracia na idade adulta. As equipas do OP Jovem da Câmara Municipal de Cascais e da DYPALL Network, também estiveram presentes e explicaram o trabalho que desenvolvem junto dos jovens, ao longo do ano letivo.

No final do encontro, houve espaço para os elementos da comitiva georgiana colocarem questões e esclarecem as suas dúvidas sobre os temas abordados.

Visita de Comitiva de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa:

No dia 24 de novembro, várias salas dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais e do Edifício São José, foram local de uma ação de capacitação internacional com o tema “Cidadania Participativa – Inovação e Modernização da Administração Pública”. Através de colaboração com o INA (Instituto Nacional de Administração), os representantes da Administração Pública de vários países Africanos de Língua Oficial Portuguesa dividiram-se em equipas para discutir diversos projetos implementados em Cascais no âmbito da democracia participativa.

Abordou-se projetos como os Tutores de Bairro e outros como o Reinvente o seu Bairro, passando ainda pela democracia participativa em áreas como o Ambiente e Juventude, e terminando com uma sessão sobre Orçamentos Participativos.

A vereadora Joana Balsemão voltou a reforçar a importância destes momentos de partilha para todos. “Os participantes tiveram oportunidade de conhecer de perto, juntamente com os gestores de cada projecto, diferentes iniciativas que a Câmara tem na área da cidadania e democracia participativa, seja na área do ambiente, seja na área social e, portanto, não há melhor forma de partilhar experiências do que realmente mergulhar aprofundadamente nos projetos e conhecer junto dos seus gestores quais é que são os obstáculos e, sobretudo, as mais valias”, explicou.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0