CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe especialistas em Direito Internacional

Comitiva de 20 países recebida na Casa de Santa Maria

A comitiva do Instituto Hispano-Luso-Americano-Filipino de Direito Internacional (IHLADI) foi esta tarde de quarta-feira, 4 de setembro, recebida na Casa de Santa Maria, em Cascais, pelo Executivo Municipal, representado na pessoa do seu presidente, Carlos Carreiras. Este grupo de juristas, académicos e diplomatas provenientes de 20 países, vêm participar no Congresso do IHLADI que se vai realizar em Lisboa, até 6 de setembro, com o objetivo de debater questões de direito internacional e contribuir para o fortalecimento das relações entre os países membros deste instituto internacional.

"Cascais foi escolhido, por unanimidade, pela comissão organizadora do Congresso do IHLADI, para um dia de descanso entre debates. Este era um paraíso há 30 anos quando visitei Cascais e, agora, muito mais paraíso é. Um município com uma atividade cultural digna da sua beleza natural", destacou Sixto Lorenzo, Secretário-geral do IHLADI, durante a recepção na Casa-museu que acolhe também a delegação regional da EPLO - Europeen Public Law Organization. 

O sediação em Cascais da EPLO desde 2021, demonstra que o Município está particularmente atento às questões de Direito Internacional que estão na agenda mundial, designadamente que tenham relação direta com a situação geográfica de Cascais, como sejam, as questões jurídico-internacionais que se prendem com a subida do nível do mar, um dos principais tema de debate no Congresso do IHLADI.

"É um orgulho para Cascais ouvir opiniões tão lisonjeiras sobre o nosso concelho, sobretudo provenientes de personalidades tão distintas como as que compõem esta comitiva", referiu Carlos Carreiras, lembrando que "Cascais é o resultado do diálogo intergeracional e multicultural que existe numa comunidade que integra mais de 80 nacionalidades".

Por outro lado, desde 2009, que Cascais funciona como epicentro para o debate dos grandes temas mundiais, com as Conferências do Estoril, que em breve regressam ao Campus da Nova-SBE em Carcavelos. Algumas das razões para Cascais estar atento ao XXXII Congresso do IHLADI a decorrer nesta primeira semana de setembro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).

" Cascais integra uma verdadeira superpotência que é a comunidade Afro-Ibero-Latino-Americana", lembrou Carlos Carreiras no discurso de boas-vindas, acrescentando que " É cada vez mais importante que esta superpotência se afirme no mundo atual, onde se perderam muitos dos valores humanos e em que é urgente fazer um esforço de re-humanização". 

Dário Moura Vicente, presidente do Congresso e presidente do IHLADI, destacou, ainda, que Cascais foi terra de um distinto académico e especialista em Direito Internacional, André Gonçalves Pereira, que viveu a maior parte da sua vida em Cascais, terra que adoptou como sua. "Esta é também uma homenagem a uma grande figura do Direito Internacional", concluiu. 

A Comissão Organizadora do Congresso é composta pelos Professores Doutores Dário Moura Vicente, Fernando Loureiro Bastos e Patrícia Galvão Teles, e da Comissão de Honra fazem parte o Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Dr. Luís Anjos Ferreira, o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Prof. Dr. António Feijó, e a Presidente da Fundação Champalimaud, Dra. Leonor Beleza. O evento conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0