CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe a 34ª Assembleia da UCCLA

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, anfitrião e vice-presidente da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) recebeu a Assembleia Geral desta organização em Cascais e afirmou a intenção de “apostar na Língua e no Mar através da Lusofonia”.
 
Cascais acolheu a Assembleia Geral da UCCLA e Carlos Carreiras como anfitrião e vice-presidente desta organização saudou os presentes salientando a importância de receber em Cascais “a Assembleia da UCCLA, Assembleia da Lusofonia ao nível do Poder Local”, aproveitando a oportunidade para manifestar “a forte intenção de Cascais reafirmar a aposta na Língua e no Mar, através da Lusofonia: “A Língua e o Mar é o que nos une”, conclui Carlos Carreiras. 
 
Também presente nesta assembleia esteve o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita que salientou a importância desta organização no contexto da Lusofonia: “Num Mundo marcado em tantos passos por tentações de racismo, xenofobia e intolerância, o espaço da lusofonia nestas dezenas de cidades de oito países é o exemplo da nossa capacidade de, no respeito pela diversidade, pelas opções de cada povo, de cada estado, de em português nos entendermos e contribuirmos para um mundo inclusivo”.
 
Nesta Assembleia, que foi presidida por Adriano Mendes de Carvalho, Governador da Província de Luanda, estiveram presentes 40 delegações de cidades e empresas de capitais de língua oficial portuguesa associadas à UCCLA. 
Durante a manhã a Comissão Executiva da UCCLA reuniu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais e à tarde reuniu a sua Assembleia Geral no Palácio da Presidência, na Cidadela de Cascais, onde foram abordados temas de três grandes áreas: Institucional, no que diz respeito às relações entre as cidades-membros, a afirmação internacional das cidades lusófonas e a intensificação do relacionamento com outras instituições; de cooperação, que engloba projetos de caráter predominantemente social respeitantes aos princípios estabelecidos nos Objetivos do Milénio e agora alusivos à Agenda 2030; empresarial e cultural, relacionado com projetos de natureza económica e cultural, envolvendo empresas e agentes culturais.
 
A UCCLA é uma Associação intermunicipal de natureza internacional que foi criada a 28 de junho de 1985 e visa proporcionar o desenvolvimento de políticas inclusivas à luz da garantia dos direitos humanos, do fomento da participação dos cidadãos nos assuntos públicos e da descentralização de competências, visando a boa governação e o desenvolvimento sustentável a nível local. Afirma-se como um serviço de referência no âmbito de atuação da lusofonia, pautado pela excelência sustentada na satisfação das necessidades e expectativas por parte dos seus membros, junto de quem promove a troca de sinergias e de conhecimento. Atualmente reúne 43 cidades (efetivas, associadas e observadoras) espalhadas pelos quatro continentes e beneficia do apoio de 45 empresas. AQ 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0