CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais promove o debate sobre temas tabu

"Breakfast without Taboos" visa formar internamente para extrapolar na relação com o munícipe

Realizou-se esta manhã de quinta-feira mais uma edição do ciclo de debates "Breakfast without Taboos" dirigido aos colaboradores da Câmara Municipal de Cascais. A iniciativa visa a discussão de diversos temas sociais que de alguma forma são ainda considerados tabus. "(In)Solidariedade Humana" foi o tema abordado nesta que é a 4ª edição  e contou com a presença de Conceição Zagalo, Docente da Autónoma Academy e Presidente da Assembleia Geral da Associação CAIS e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. 

O arranque destas sessões ocorreu em novembro de 2023, na Casa das Histórias Paula Rego com o tema da saúde mental - “Saúde mental – Quando cada ponto dá um nó”-, tendo os debates prosseguido com os temas "Direitos Humanos e Cidadania” e com "Quando o assédio nos bate à porta: dano existencial”. Os debates tomam a forma de um pequeno-almoço informal oferecido aos funcionários da Câmara Municipal de Cascais e contam com a presença de um/a moderador/a, um membro do Executivo e diferentes peritos nacionais diretamente associados aos temas propostos.

Trabalhar estas questões, tão prementes na sociedade atual, é uma prática que deve começar "em casa". Este é um espaço de debate e formação pessoal a nível interno com grande impacto na relação com o munícipe."Esta iniciativa pretende ser um conjunto de conversas informais entre os especialistas, os políticos e as pessoas que trabalham na Câmara Municipal. Uma forma de despertar as pessoas para estas matérias e também levar o Executivo Municipal a integrar estes temas na agenda ou a continuar as boas práticas se elas já existirem", referiu Cristina Teixeira, diretora do Departamento de Apoio à Gestão (DMAG) e a responsável pela implementação do projeto. 

No caso do tema debatido hoje, a Solidariedade Humana, concluiu-se que existe a necessidade de envolver os políticos e as políticas públicas e instituições que visam apoiar pessoas em situações vulneráveis e as comunidades para alcançar a cooperação e suporte. Assim como, consciencializar que a solidariedade é o valor, é a essência saudável de uma sociedade, promove a coesão social, a colaboração e a construção de um ambiente mais justo e inclusivo para todos. Consciencializar que a solidariedade é fundamental para enfrentar os desafios. Incentiva a compreensão mútua, as ações colaborativas, políticas inclusivas e uma distribuição mais equitativa de recursos são os passos para construir uma sociedade mais solidária e justa. 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0