CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais International Health Forum

O Centro de Congressos do Estoril volta a acolher a "cimeira portuguesa da saúde"

Cascais volta a ser palco, nos dias 31/05 e 01/06, do Cascais International Health Fórum, dinamizado pelo Forum Saúde XXI, subordinado ao tema: “Health for All – in a Sustainable World”.  A iniciativa decorre no Centro de Congressos do Estoril e, contou, na abertura, com as intervenções de Andrea Lima, fundadora e diretora Executiva do Fórum Saúde XXI, Adalberto Campos Fernandes, chairman do Cascais International Health Forum, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Ana Paula Martins, ministra da Saúde. 

"Este evento é de todos; é da sociedade civil, todos fazem parte desta construção para a saúde em Portugal. É um evento único, porque é um evento holístico, porque abrangemos todas as áreas, porque é assim que na vida real acontece, a saúde impacta todas as áreas e todas as áreas impactam a saúde, desde a educação, à tecnologia, até a construção das cidades impacta a nossa saúde", adiantou Andreia Lima, fundadora e diretora executiva do Fórum Saúde XXI, na abertura dos trabalhos.

Durante dois dias, naquela que é considerada a cimeira portuguesa da saúde, será, assim, um ponto de encontro para profissionais dos vários ramos e especialidades do setor debaterem e refletirem sobre os temas que dizem respeito aos sistemas e ao setor da saúde, num momento em que as questões da saúde global estão na agenda internacional de um mundo em transformação. Personalidades nacionais e internacionais, cientistas, pensadores, decisores operacionais, profissionais, irão, assim, proporcionar conversas e debates sobre o futuro da saúde. 

“Em Cascais, consideramos a saúde como um dos pilares principais dentro da nossa estratégia de desenvolvimento e temos vindo a apostar fortemente em colocar o município a participar em todas as questões relacionadas com a saúde. Temos cumprindo escrupulosamente todos os compromissos que assumimos, estando agora já em fase de conclusão o novo centro de saúde que estará concluído em menos de um ano. Na pandemia, levou-nos a privilegiar, não só a democracia representativa, mas participativa e colaborativa, e começámos a criar um ecossistema que foi muito reforçado, juntando variadíssimas entidades, a começar pelo Hospital de Cascais, os vários parceiros que atuavam na área da saúde, de origem pública e privada, muitas instituições e IPSS. Criámos um conjunto de sinergias muito favoráveis à resolução de problemas, um ecossistema em que não falta nada, tendo criado o SL3S, o Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social. Uma boa base para avançar para o, agora anunciado pelo governo, serviço local de saúde”, refletiu Carlos Carreiras, na intervenção de abertura da sessão. "Tive oportunidade de dizer também à senhora ministra e já ter o feedback positivo, de Cascais, porventura, juntamente com Sintra, seja um caso de um projeto piloto dentro deste novo plano de emergência que foi apresentado no Serviço Nacional de Saúde", revelou, o autarca, no final dos trabalhos da manhã.

Nesta jornada do Cascais International Health Forum irá ter lugar e espaço para aprofundar a análise e a discussão sobre o pensamento global sobre a saúde, desde as políticas de saúde e as práticas inovadoras, até à sustentabilidade ambiental, ao papel da inteligência artificial em saúde e ao potencial transformador da saúde digital. Ainda, questões da ética e privacidade, análise do panorama da saúde global, avaliar como tornar o acesso mais adequado e a utilização dos recursos mais eficiente, e discussão sobre soluções e o alinhamento das políticas com o contexto de saúde em constante evolução.

Com um programa rico e diversificado de temáticas relacionadas com a saúde, no dia 31 de maio, nos trabalhos da tarde, foi altura para decorrer a sessão subordinada ao tema "Cuidados de Saúde ao Domicílio: Desafios e Oportunidades", que contou com a intervenção de Frederico Pinho Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, com pelouros da Ação Social e Educação. Neste âmbito, programas e projetos como o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), e o Cascais Apoia no Domicílio (CAD) foram abordados, sendo a premissa para a concretização “viver com qualidade e de forma digna” nos últimos anos de vida. “Queremos que as Pessoas possam ter opção de escolha. Queremos criar mecanismos e condições, juntamente com os parceiros, para que as pessoas possam ficar e permanecer em casa o maior tempo possível”, referiu Frederico Pinho de Almeida.

Ainda no decurso dos trabalhos do dia 31 de maio, teve lugar a  Sessão “Cobertura Universal de Saúde – Garantir o Acesso a todos os Cidadãos” que contou com a intervenção de Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais com pelouros da Saúde, Solidariedade Social e Direitos no Território, e oradores convidados, Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde, a coordenar o debate, António Lacerda Sales, ex-deputado da Assembleia da República, Helena Canhão, reitora da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, e Luís Sambo, presidente do Comité de Reconhecimento da Federação Mundial de Educação Médica. Nesta sessão, o Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social (SL3S) foi destacado pela vereadora. “No caminho do acesso à saúde para todos, com qualidade, Cascais apostou no SL3S, Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social, no quadro da construção de um Sistema Local de Saúde, um Estado Social Local, em Rede”, destacou Carla Semedo.
 

(notícia em atualização)

 

CMC | TL | CB | LB | PM

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0