Está aqui
Cascais inaugura exposição “Habitar Cascais” e lança ferramenta de georreferenciação em 3D
Como evoluiu o parque habitacional de Cascais nas últimas 4 décadas?
Quais as carências habitacionais atuais?
Previstos 357 milhões para 3.600 fogos. Onde e quando vão ser investidos?
Que estratégias têm de ser implementadas para garantir o direito universal a uma habitação condigna?
Para responder a estas e muitas outras questões que surgem à volta daquele que é um dos maiores desafios nacionais, a necessidade de criar habitação acessível para todos, a Câmara de Cascais inaugura dia 15 de novembro, às 15h00, a exposição “Habitar Cascais - Estratégia Local de Habitação”.
De forma interativa, através da plataforma digital GeoCascais que agora tem uma nova ferramenta, também será possível a qualquer visitante da exposição uma antevisão 3D de novos projetos de habitação pública previstos para a próxima década que serão construídos no âmbito do investimento estimado em 357 milhões de euros a aplicar em novas construções e na reabilitação de bairros municipais visando disponibilizar 3.600 fogos de habitação pública até 2028.
Por exemplo, vai ser possível ver em 3D os quatro novos edifícios do Bairro Marechal Carmona, em pleno coração da vila, que irão acolher famílias residentes no bairro cujas casas vão ser demolidas para darem origem a construção de habitação pública nova.
Apoiada pela inteligência artificial, a plataforma GeoCascais congrega os diferentes tipos de informação: cartográfica, geográfica, cadastral, urbanística, etc. Internamente é um aliado na gestão municipal em termos de decisões, da execução de projetos, da publicação de divulgação de informação, tornando os processos municipais mais eficientes. Externamente serve com ponto de acesso aos cidadãos, empresas e entidades interessadas em dados geográficos. A disponibilidade dessa informação fortalece a transparência e constitui uma componente central na estratégia data driven do município.
Com recurso a maquetes e fotografias será retratada a evolução do parque habitacional de Cascais e exposto o diagnóstico atual em termos de condições das habitações e do parque habitacional municipal.
Mais do que uma viagem histórica sobre a evolução da política de habitação no concelho, de uma mostra dos projetos e obras em desenvolvimento, esta exposição vai ser, ao longo dos próximos 5 meses, um espaço de reflexão e de interação com os diferentes públicos que participam no desígnio da garantia do direito universal a uma habitação condigna.
EXPOSIÇÃO HABITAR CASCAIS - ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO
Para ver até 30 de abril de 2025
Local: Espaço Expositivo da Marina de Cascais (rampa de acesso pedonal, junto ao Centro Cultural de Cascais)
Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada livre.