CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais inaugura exposição “Habitar Cascais” e lança ferramenta de georreferenciação em 3D

Saiba qual a estratégia de Cascais para a habitação na próxima década.

Como evoluiu o parque habitacional de Cascais nas últimas 4 décadas?

Quais as carências habitacionais atuais?

Previstos 357 milhões para 3.600 fogos. Onde e quando vão ser investidos?

Que estratégias têm de ser implementadas para garantir o direito universal a uma habitação condigna?

Para responder a estas e muitas outras questões que surgem à volta daquele que é um dos maiores desafios nacionais, a necessidade de criar habitação acessível para todos, a Câmara de Cascais inaugurou esta sexta-feira, dia 15 de novembro, a exposição “Habitar Cascais - Estratégia Local de Habitação”.

"Este é mais um momento que ficará na História de Cascais", disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, ao público que encheu por completo o amplo Espaço Expositivo da Marina de Cascais, mostrando que o tema da Habitação está no centro das preocupações de todos os cascalenses e não só. 

Garantindo que na próxima década, a Estratégia Local para a Habitação vai disponibilizar cerca de 4000 novos fogos habitacionais no concelho, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, referiu, na apresentação da exposição que, depois dos "grandes investimentos na Saúde, na Educação, na Cultura e na salvaguarda dos nosso bens naturais, é a Habitação Pública que centra agora todos os esforços, quer dos serviços municipais, quer dos setores privado, social e cooperativo, para viabilizar o ambicioso plano que Cascais tem para a habitação pública e que já está em execução".

Por isso, o vice-presidente deixa o convite a todos os cascalenses para que venham não só visitar a exposição como a darem o seu contributo para que seja possível concretizar "este ambicioso plano estratégico que vai oferecer habitação à população que atualmente não consegue aceder ao mercado privado, tanto aqueles que estão numa situação de maior fragilidade económico-social, como a classe média, os jovens e os deslocados de certas classes profissionais, como é o caso dos professores, profissionais de saúde, das forças de segurança e protecção civil". 

Com recurso a maquetes e fotografias está retratada a evolução do parque habitacional de Cascais e exposto o diagnóstico atual em termos de condições das habitações e do parque habitacional municipal. Mais do que uma viagem histórica sobre a evolução da política de habitação no concelho, de uma mostra dos projetos e obras em desenvolvimento, esta exposição vai ser, ao longo dos próximos 5 meses, um espaço de reflexão e de interação com os diferentes públicos que participam no desígnio da garantia do direito universal a uma habitação condigna. 

"Este espaço vai estar aberto a debates e a conferências com especialistas da área. Queremos que venham aqui as associações de moradores, coletividades, membros do setor social e cooperativo do concelho e os munícipes em geral, para todos juntos levarmos para a frente a nossa estratégia e contribuirmos para solucionar parte do problema da habitação não só em Cascais, mas que sejamos também um modelo para o resto do país", defendeu Carlos Carreiras.

No que Cascais é também pioneiro é na plataforma digital GeoCascais que agora tem uma nova ferramenta. Assim, também será possível a qualquer visitante da exposição uma antevisão 3D de novos projetos de habitação pública previstos para a próxima década que serão construídos no âmbito do investimento estimado em 357 milhões de euros a aplicar em novas construções e na reabilitação de bairros municipais visando disponibilizar 3.600 fogos de habitação pública até 2028.

Por exemplo, vai ser possível ver em 3D os quatro novos edifícios do Bairro Marechal Carmona, em pleno coração da vila, que irão acolher famílias residentes no bairro cujas casas vão ser demolidas para darem origem a construção de habitação pública nova.

Apoiada pela inteligência artificial, a plataforma GeoCascais congrega os diferentes tipos de informação: cartográfica, geográfica, cadastral, urbanística, etc. Internamente é um aliado na gestão municipal em termos de decisões, da execução de projetos, da publicação de divulgação de informação, tornando os processos municipais mais eficientes. Externamente serve com ponto de acesso aos cidadãos, empresas e entidades interessadas em dados geográficos. A disponibilidade dessa informação fortalece a transparência e constitui uma componente central na estratégia data driven do município.

EXPOSIÇÃO HABITAR CASCAIS - ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO

Para ver até 30 de abril de 2025

Local: Espaço Expositivo da Marina de Cascais (rampa de acesso pedonal, junto ao Centro Cultural de Cascais)
Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Entrada livre. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0