Está aqui
Cascais entra no espírito da Jornada Mundial da Juventude 2023
Cascais acolheu esta quarta-feira, 19 de outubro, centenas de delegados de diferentes continentes, provenientes de mais de 150 países, que participam no Encontro Internacional Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Um evento que, habitualmente, decorre antes de cada JMJ.
Neste Encontro Internacional participam equipas das direções do comité das JMJ, representantes das conferências episcopais e pastoral juvenil de todo o mundo, bem como de movimentos e congregações.
“Cascais está na rota mundial da Jornada Mundial da Juventude e hoje tivemos aqui o privilégio e a honra de receber o Encontro Internacional que está a acontecer em Portugal, de preparação para a Jornada do próximo agosto”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que esteve presente na receção dos participantes que visitaram o concelho. “Esta é uma forma também de Cascais entrar no espirito deste grande movimento de iniciativa do Papa João Paulo II que teve esta inspiração quando esteve em Portugal”, acrescentou, ainda, o autarca.
O Encontro Preparatório Internacional é uma iniciativa do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, com objetivo de pensar em conjunto as Jornadas Mundiais da Juventude. O evento acontece em duas edições. A primeira edição é sempre após uma Jornada, em Roma, como encerramento do encontro e lançamento do próximo. A segunda que passou hoje por Cascais, acontece cerca de um ano antes de cada JMJ, no país sede, como preparação para a jornada.
Segundo os organizadores, com este Encontro “pretende-se dar a conhecer a organização da JMJ Lisboa 2023, partilhando a cultura e identidade do país e cidade que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o papa”. A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, e Cascais prepara-se para receber milhares de jovens peregrinos.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) | Iniciativa do Papa João Paulo II, a JMJ é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação e uma festa da juventude. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. CMC | PL | AG | PR