CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais é a nova Casa do World Press Cartoon

Cascais é a nova casa permanente do World Press Cartoon, exposição agendada para 11 de julho. O anúncio da mudança definitiva para o concelho do salão internacional do humor aconteceu na Cidadela de Cascais, onde o cartoonista António autografou o catálogo que reúne os melhores cartoons publicados em jornais e revistas de todo o mundo ao longo de 2014.
Vencido o risco de desaparecimento, o World Press Cartoon muda-se de armas e bagagens para o concelho de Cascais que, organizando-se em parceria, agarrou o certame integrando-o na lista de grandes eventos. 
 
“O World Press Cartoon encontrou a sua casa em Cascais e ficará cá por muitos e muitos anos”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, para quem o projeto se enquadra nos valores e na identidade cultural de Cascais: "Estarmos abertos a outros pensamentos e outras formas de estar e, com isso, criar um espírito de tolerância", explicou Carreiras na apresentação do evento decorrida no Pestana Cidadela Historic & Art District, em que estiveram presentes o cartoonista António, e os outros parceiros do WPC: José Marquitos, administrador da Newshold, detentora dos jornais i e "Sol" e responsáveis da editora Babel e da Pousada de Cascais.
 
“Este será o primeiro de muitos e bons anos”, acrescentou Carlos Carreiras, referindo-se à continuidade do projeto no concelho que, no mês de julho, abrirá no Cidadela Historic & Art District, a próxima exposição do World Press Cartoon, constituindo mais um bom motivo para atrair público de diversos quadrantes ao recém-criado Bairro dos Museus.
 
O autarca fez ainda questão de deixar umas palavras ao cartoonista António, mentor do WPC: "O António é uma referência de sempre. Já muitas vezes vi cartoons dele com que fiquei zangado, outros com que fiquei agradado. Mas é essa a função: ser provocador."
 
"Passámos um momento difícil em 2014 e estamos a encetar uma nova fase da nossa vida enquanto salão. Somos ambiciosos porque o nosso percurso nos confirma que essa ambição não é excessiva", admitiu o cartoonista António na cerimónia de apresentação, acrescentando: "Fomos considerados o melhor salão do mundo nesta área. Esta é a nossa fasquia e queremos mantê-la com o objetivo de levar o projeto sempre mais longe."  
 
Para Luís Araújo, representante da Pousada de Cascais - Pestana Cidadela Historic & Art District, “a chegada do World Press Cartoon a Cascais é uma valorização para a Cidadela e para Cascais. Este projeto vai ser um elemento valorizador da oferta turística. É um projeto original que se encaixa perfeitamente no Bairro dos Museus e ajuda a distinguir um destino em relação a outros”, acrescenta.
 
Em vez de serem meros parceiros, os jornais “Sol” e “i” vão também ser um veículo da divulgação do cartoon e publicar trabalhos premiados em anos anteriores pelo WPC. O compromisso é do administrador da Newshold, José Marquitos, que confirma ainda a vontade de continuar nos próximos anos e partilhar o trabalho com outros títulos, apesar de os dois jornais detidos pelo grupo serem media partners do projeto: "não queremos exclusividade de nada". O objetivo é, revela, "fazer bem o trabalho de promover este projeto e este movimento". 
 
Catálogo de trabalhos vencedores WPC 2014
A cerimónia constituiu também a oportunidade para apresentar publicamente o Catálogo World Press Cartoon 2014, um volume que mantém a linha gráfica das edições anteriores “para manter a continuidade do salão, mesmo num ano difícil como 2014”, explicou António.
 
“Apesar de não ter havido exposição houve premiação” e o catálogo, criado para distinguir e divulgar os melhores cartoons produzidos e publicados na imprensa mundial, no que diz respeito à sátira e à imaginação dos seus autores, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor “é uma compilação dos vencedores”, reiterou António. 
 
Ao longo de 384 páginas, o catálogo exibe os melhores cartoons publicados em títulos nos mais variados países, com destaque para artistas oriundos do Brasil (23 cartoonistas). Portugal está representado por apenas quatro participantes: Campus, Cristina Sampaio, Rodrigo e Santiagu.
 
Sobre António | Natural de Vila Franca de Xira onde nasceu a 12 de abril de 1953, António é um caricaturista político português. Segundo as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, é o "(...) melhor caricaturista político da ainda jovem Democracia portuguesa". Colabora ou colaborou com os seguintes jornais ou revistas: Diário de Notícias, A Capital, A Vida Mundial, O Jornal e Expresso, onde em 1993, publicou o seu mais famoso e contestado cartoon: o Preservativo Papal, em que o papa João Paulo II é representado com um preservativo no nariz. É desse ano a publicação, pelo Expresso dos 20 melhores trabalhos de António numa antologia com tiragem limitada a 500 exemplares numerados e assinados pelo artista. São seus os cartoons de personalidades portuguesas da Estação do Aeroporto do Metropolitano de Lisboa. Ao todo são 53 figuras, Fernando Pessoa, Amália Rodrigues, Eusébio, Carlos Lopes, Amadeo de Souza-Cardoso, Sá Carneiro, Paula Rego, Mário Cesariny, Duarte Pacheco, Carlos Paredes, Raul Solnado, David Mourão-Ferreira, Sophia de Mello Breyner, Maria João Pires e Vergílio Ferreira entre outros.
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0