Está aqui
Cascais dá Voz aos Jovens há oito anos

Dar voz aos jovens de Cascais. Este é o principal objetivo de mais um projeto de democracia participativa em Cascais e que vai já na sua 8.ª edição. Este ano o tema desenvolvido foi "Democracia Representativa, Participativa e Colaborativa – A Democracia também está aqui!” e o produto do trabalho realizado traduziu-se numa proposta levada a Reunião de Câmara e que acaba de ser aprovada para a implementação de uma Assembleia Municipal de Delegados e Subdelegados de Turma, do Ensino Secundário das Escolas Públicas e Privadas de Cascais.
A cerimónia de entrega de certificados de participação nesta edição do projeto "A Voz dos Jovens" - onde a animação ficou a cargo dos mais novos num convívio informal entre todos os participantes - contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais. Carlos Carreiras aproveitou para referir que “este projeto permite dar empoderamento à nossa juventude. E eu, enquanto presidente de Câmara sinto, de uma forma muito sincera, um enorme orgulho na juventude de Cascais”.
Participaram no projeto deste ano 12 escolas secundárias (7 da rede pública e 5 estabelecimentos de ensino privado), partilhando diversas experiências, momentos de reflexão conjunta e troca de ideias, criando laços que irão perdurar após o secundário.
Depois do todo o processo concluído – com todas a fases terminadas – desde o trabalho autónomo nas escolas, a preparação do 8º fórum até à realização do mesmo em assembleia, foi hoje mesmo, 07 de junho, apresentado e aprovado em Reunião de Câmara, o documento redigido pelos alunos contendo quatro proposta, entre as quais a Assembleia Municipal de Delegados e Subdelegados de Turma do Ensino Secundário, em Cascais.
O projeto “A VOZ DOS JOVENS” tem como objetivos estratégicos:
- Fazer da escola um local de assunção e de aprendizagem do conceito de cidadania plena e da democracia (Representativa, Participativa e Colaborativa);
- Fomentar a participação dos alunos no futuro coletivo e adquirir hábitos de participação democrática e de debate de ideias;
- Incorporar a perspetiva dos estudantes nas políticas municipais
- E aproximar “a voz dos jovens” aos decisores políticos.
Estes objetivos têm três documentos orientadores - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Recomendação N.º2 /2021 do Conselho Nacional de Educação.
Ao mesmo tempo trabalha-se para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas N.º 4 - A educação e o ensino de qualidade e N.º 10 – Reduzir as desigualdades.
Conheça mais sobre o projeto "A Voz dos Jovens" aqui
CMC | MS | LB