Está aqui
Cascais Crusaders: campeões nacionais recebidos pelo Executivo Municipal
Esta sexta-feira a equipa de Futebol Americano Cascais Crusaders que se sagrou campeã nacional da modalidade, foi recebida pelo vereador do Desporto, Francisco Kreye, nos Paços do Concelho. Foi assim prestada a devida homenagem da Câmara Municipal de Cascais ao Clube Desportivo pela conquista da Liga Portuguesa de Futebol Americano - Época 2021/2022.
"Este título nacional que muito nos orgulha, representa aquilo que Cascais é, um concelho, desportivamente, muito eclético e com espaço para todas as modalidades, onde conseguimos ser os melhores do país", refere Francisco Kreye durante a cerimónia de homenagem aos Crusaders.
O Clube de Futebol Americano Associação Desportiva Crusaders foi fundada em 2012, com o objetivo de promover a divulgaçao e a prática desta modalidade desportiva. Na Época de 2009/2010 realizou-se o sonho de muita gente em Portugal: a primeira Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA I). Enfrentando diversas vicissitudes na sua formação, logo na época de 2010/2011 a equipa chega às meias-finais, repetindo a proeza nas épocas seguintes, chegando mesmo à final na época de 2014/2015.
Depois de quatro épocas consecutivas a atingir as meias-finais e uma final (2014/2015), os Crusaders sabiam que podiam atingir melhores resultados. Durante esse tempo conseguiram construir uma base forte, quer ao nível de jogadores, quer ao nível de equipa técnica, tinham como objectivo lutar pelo Titulo de Campeão, o que conseguiram agora. Para tal, contribuiu o muito trabalho, não só dentro de campo, como fora dele.
" Estou sem palavras, nunca esperei sermos campeões numa modalidade amadora", afirma Júlio Martins, presidente do Cascais Crusaders, perante as homenagens que o concelho tem feito, primeiro na Junta de Freguesia de Alcabideche e esta sexta-feira, nos Paços do Concelho.
Sobre o futuro, o presidente do clube deseja "desenvolver a modalidade no concelho e no país", sendo que a Liga Portuguesa de Futebol Americano conta com 10 equipas, mas só 8 delas jogaram na Liga Nacional esta temporada.
A nível da equipa, Júlio Martins, aponta como a grande ambição "é ter um campo onde pudessemos jogar e treinar", sendo que neste momento têm um acordo com o Fontainhas, mas nem sempre é fácil conciliar os horários disponíveis com os jogos dos Crusaders, "já que o campo serve duas equipas, Fontainhas e Alcoitão".
"Já há muito tempo que perseguiamos este título. Tivemos várias vezes muito próximo, mas conseguimos agora com o culminar de muito trabalho", diz o treinador do Cascais Crusaders, Paulo Terrinca, lembrando que esta época foi muito diferente porque durou três anos por causa da pandemia, acrescentando que "tudo fizemos para manter os nossos jogadores na melhor forma e o nosso clube vivo. Foram três anos a lutar por este título"
Os Cascais Crusaders sabem, assim, que têm muito para dar ao desporto, mas também à comunidade, tendo já participado em várias iniciativas de formação, solidariedade social, e eventos publicitários. Pode-se assim dizer que a vontade de vencer dos Crusaders não tem limites, incluindo envolver o clube em projetos internacionais e a participação em outros campeonatos europeus. PL | BN | LB | CMC