Cascais em muitos aspetos foi um concelho pioneiro. Na linha do presente, olhando para a paisagem do passado, segue a todo o vapor rumo ao futuro.
E por falar em vapor… sabia que a Linha de Cascais foi a primeira ferrovia do país a ser eletrificada em Portugal? Aconteceu em 1926. E já que estamos numa de eletrificações, foi também em Cascais que ocorreu, a 28 de setembro de 1878, a primeira experiência de iluminação elétrica em Portugal.
Essas inovações muito se ficaram a dever ao rei D. Luís I que em 1870 escolheu a Cidadela de Cascais para paço real. Aqui saboreava o verão. A corte seguiu-lhe os passos, aristocracia e as celebridades da época vieram atrás. Depois veio o resto da população. Até esta data, Cascais era quase inexistente nos roteiros e hábitos de veraneio oitocentistas.
Com a morte do rei e a sucessão ao trono de seu filho, D. Carlos, Cascais - com a adjacência dos Estoris – tornou-se no primeiro destino cool do país: "Era a corte na intimidade, em robe-de-chambre, mais fáceis as relações, mais acessíveis e amáveis, tu cá tu lá.(...). Quem o afirmou foi o escritor Henrique de Vasconcelos a Raul Brandão.
Na época, o centro da vida social e desportiva das elites centrava-se no Sporting Club de Cascais, a Parada, "capital do reino de Cascais". Inaugurado em 15 de outubro de 1879, era impressionante a sua lista de sócios. Entre outros, contavam-se entre os sócios o próprio rei D. Carlos, assim como políticos e intelectuais como Fontes Pereira de Melo e Camilo Castelo Branco, o grande fotógrafo Joshua Benoliel e a elite local, como o pai de Eça de Queirós, o juiz conselheiro e deputado José Maria de Almeida Teixeira de Queiró.
Aliás, por diversas vezes, Eça hospedou-se em Cascais, no Hotel Globo, frente à Baía, ou na Casa de S. Bernardo (situada na Estrada da Boca do Inferno). Quanta inspiração não encontrou nas varandas para a baía, aquele que é um dos maiores escritores portugueses?
Mas se Cascais teve um papel importantíssimo no convívio entre os mais sonantes nomes da cultura nacional, também no desporto o pioneirismo se fez sentir. Sabia, por exemplo, que o primeiro desafio de ténis entre portugueses foi disputado em Cascais no ano de 1882? Com o Millennium Estoril Open mesmo aí à porta… vale a pena ler a próxima edição do C.