Está aqui
Cascais Classic Motorshow: O Circuito de Cascais faz 50 anos e nós contamos-lhe a sua história

O Circuito de Cascais realizou-se pela primeira vez em julho de 1963. Organizado pelo Automóvel Club de Portugal, foi uma prova que contou para o campeonato nacional de condutores e incluiu duas categorias: Turismo e Grande Turismo. Nesta última, Luís Fernandes foi o vencedor da 1.ª edição, ao volante de um Jaguar E.
Este circuito de velocidade realizou-se durante três anos, entre 1963 e 1966. Em 1965 e 1966 a prova de Fórmula 3 chegou a Cascais, tornando este um local de disputa entre pilotos nacionais e internacionais. O Circuito de Cascais revelou-se então como uma das provas mais importantes do campeonato nacional, com relevância internacional.
Grandes carros da altura participaram no Circuito, como o Porsche 356, o Lotus Elan, o Ferrari 250 GT, o Austin Cooper S, o Jaguar E e o Cortina Lotus. Destaque ainda para os grandes pilotos de então que realizaram a prova: António Peixinho, Baptista dos Santos, Manuel Lopes Gião, Luís Fernandes, Carlos Santos, José Albuquerque, Augusto Palma, Carlos Duarte Ferreira. Entre os participantes havia ainda uma senhora, Teresa Lopes Alves.
No âmbito do Cascais Classic Motorshow será recriado o Circuito de Cascais no próximo sábado, 31 de agosto, às 16h00. A iniciativa contará com a participação do piloto António Peixinho, bem como de alguns automóveis e motas que realizaram a 1.ª edição da prova, há meio século. Com partida e chegada junto à Boca do Inferno, os veículos farão o percurso original de três quilómetros: descendo a Av. Rei Humberto II de Itália, passarão em frente ao Centro Cultural de Cascais e ao Parque Marechal Carmona e subirão a Av. da República.
Esta será uma prova de regularidade histórica na qual o objetivo é que os concorrentes passem por determinados controlos a uma velocidade pré-definida. Os carros estarão divididos em três categorias: até 1950, de 1950 a 1970 e de 1970 a 1983. Os automóveis até à década de 50 farão quatro voltas do circuito e os restantes realizarão seis voltas.