CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Cascais Classic Motorshow” | Centenas de clássicos celebraram 50 anos do Circuito de Cascais

Centenas de pessoas assistiram ao Cascais Classic Motorshow que, no último fim de semana, trouxe à Vila quase meio milhar de automóveis clássicos que marcaram gerações. Brilhantes e majestosos os “bólides” deram corpo ao evento promovido pela Câmara Municipal de Cascais, com o apoio do Automóvel Club de Portugal/ACP e do Turismo de Portugal. A iniciativa assinalou os 50 anos do Circuito de Cascais, evocados em forma de Prova de Regularidade.

Rodrigo Ramalho Martins ao volante do seu Rily Brooklands foi o vencedor da Prova de Regularidade que decorreu no sábado, 31 agosto, e que recrio o Circuito de Cascais realizado entre 1963 e 1966 no antigo traçado junto à Boca do Inferno. Evocando tempos que já não voltam, a versão regularidade do circuito reuniu 130 automóveis clássicos onde não faltou António Peixinho, piloto português que dispensa apresentações. Ainda na prova de regularidade, a vitória na categoria B coube a A. D. Freire Nuno Rodrigues, ao volante de um Porshe 911 T e a categoria C foi ganha por A. Segurado M. Fernandes ao volante do Lancia Stratos.

Mas o Best of Show foi mesmo o participante n.º 26, ou seja, o Maserati A6G/54 2000 Zagato Berlinetta de 1956 de José Manuel Albuquerque que, nesta categoria, se destacou no Concurso de Elegância, competição única no seu género a nível nacional e que, no âmbito do Cascais Classic Motorshow decorreu no Hipódromo Municipal Manuel Possolo em Cascais. Perante a presença de Horst Brüning, presidente da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA), cada clássico foi avaliado em várias categorias (ver lista no final), sendo as menções honrosas atribuídas a “Orgulho Nacional”, o concorrente n.º 13 – A. R. de 1955, propriedade de José Motta Guedes; “Sonho Americano”, (n.º 20), um Ford Mustang 289 Convertible de 1966 de José Motta Guedes; e “Ninja do Rali TAP”, (n.º 24), um Datsun 240Z de Fernando Soares. O mais original neste Concurso de Elegância foi o participante n.º 23, o Alfa Romeo Montreal de 1971, de João Spínola Sampayo, sendo que o favorito do público, que recebeu o Prémio Manuel Lucena foi o participante n.º 8, o Bugatti Type 57 Galibier de 1938, de Albert Eberhard.

Ao longo de três dias foi possível apreciar a beleza dos participantes na exposição de carros antigos, onde os veículos militares tiveram destaque, bem como veículos dos bombeiros e motas, em plena Baía de Cascais, ou no Concurso de Elegância e ainda no desfile de meio milhar de veículos antigos que em plena Estrada Marginal entre Cascais e Carcavelos. Verdadeiras relíquias que fizeram as delícias do público.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, com o apoio do Automóvel Club de Portugal/ACP e do Turismo de Portugal, o evento ofereceu aos visitantes uma visão abrangente da história do automóvel e da sua relação com o concelho, nomeadamente na vertente desportiva.

Sobre o Circuito de Cascais | O Circuito de Cascais foi uma prova nacional de condutores que se realizou pela primeira vez em julho de 1963, organizada pelo Automóvel Club de Portugal. O circuito de velocidade viria a repetir-se consecutivamente até 1966. Com a vinda da Fórmula 3, em 1965 e 1966, Cascais tornou-se palco da disputa entre pilotos nacionais e internacionais, revelando-se este circuito como uma das provas mais importante do campeonato nacional, com relevância internacional. Nesses anos, correram em Cascais os melhores pilotos da época - António Peixinho, Baptista dos Santos, Manuel Lopes Gião, Luís Fernandes, Carlos Santos, José Albuquerque, Augusto Palma, Carlos Duarte Ferreira e Teresa Lopes Alves – e os carros mais emblemáticos de então - Ferrari 250 GT, Austin Cooper S, Porshe 356, Lotus Elan, Cortina Lotus e Jaguar E.

Classificações da Prova de Regularidade e Concurso de Elegância
 

PROVA DE REGULARIDADE
Categoria A
• 1º - Rodrigo Ramalho Martins ao volante de Rily Brooklands
• 2º - Luís de Brito ao volante de Bentley Speed
• 3º - Luís Campos Guerra ao volante de Buick Heit
Categoria B
• 1º - A. D. Freire Nuno Rodrigues  ao volante de Porshe 911 T
• 2º - Rui Gama João Botequilha  ao volante de Volkswagen Tipo 1
• 3º - Jorge Soares Mendes ao volante de Alfa Romeu GTA
Categoria C
• 1º - A. Segurado M. Fernandes ao volante de Lancia Stratos
• 2º - Rui Viana ao volante de Porshe 904
• 3º - S. Azevedo J. Fernandes ao volante de Datsun 1600 SSS

CONCURSO DE ELEGÂNCIA
Menções Honrosas
• “Orgulho Nacional”, N.º 13 – A. R. de 1955, Proprietário: José Motta Guedes
• “Sonho Americano”, N.º 20 – Ford Mustang 289 Convertible de 1966, Proprietário: José Motta Guedes
• “Ninja do Rali TAP”, N.º 24 – Datsun 240Z, Proprietário: Fernando Soares
Prémio de Originalidade | N.º 23 – Alfa Romeo Montreal de 1971, Proprietário – João Spínola Sampayo
Prémio do Público/Prémio Manuel Lucena | N.º 8 – Bugatti Type 57 Galibier de 1938, Proprietário – Albert Eberhard

VENCEDORES DAS CATEGORIAS
Anos 20
| N.º 01 – Adler 9/24 Torpedo de 1921, Proprietário: Fernando Lemos Gomes
Anos 30 | N.º 06 – Riley MPH de 1934, Proprietário: José Manuel Albuquerque
Anos 40/50 – Pequenos desportivos (<1500 cc) | N.º 10 – H.R.G. 1500 Aero de 1947, Proprietário: Carlos Cruz
Anos 50 Sport (>1500 cc) | N.º 26 – Maserati A6G/54 2000 Zagato Berlinetta de 1956, Proprietário: José Manuel Albuquerque
Anos 60/70 Grande Turismo | N.º 17 – Ferrari 275 GTB de 1965, Proprietário – Albert Eberhard
Glamour e Luxo | N.º 43 – Mercedes-Benz 280 SE  Cabriolet de 1971, Proprietário: Frederico Borges de Castro
Porsche 911 – 50 Anos | N.º 40 – Porsche 911 Carrera RS 2.7 de 1971, Proprietário: João Carlos Torres
Best of Show | N.º 26 – Maserati A6G/54 2000 Zagato Berlinetta de 1956, Proprietário: José Manuel Albuquerque

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0