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Cascais celebra o brincar, a iniciativa e a criatividade das crianças
A Bia, o Simão, o João e o Matias foram os quatro Cascalitos-embaixadores da Festa da Criança que começaram por convidar todas as crianças a brincar muito e a tirar umas fotos com eles. As atividades foram para todos os gostos: Para os mais aventureiros houve insufláveis, escalada, slide e atividades náuticas; Para toda a família não faltaram os jogos tradicionais, na esplanada dos pescadores, que se encheu de miudos e graúdos, uns à descoberta e outros a reviverem outros tempos em que não havia computador nem telemóveis para se jogar; Mas, os mais criativos também tiveram os seus espaços com trabalhos de expressão plástica e pinturas faciais. Pelo palco, propriamente dito, passaram muitas crianças que apresentaram momentos musicais e de dança que contribuiram para a grande animação.
"Aproveitamos o dia da criança para receber aqui muitas crianças, pais e avós, mas dar a noção também de que se pode aprender a brincar" afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais que acrescentou: " A brincar aprendemos um conjunto de atitudes e práticas que são fundamentais para estes jovens cidadãos serem uns grandes cidadãos quando forem mais velhos."
Mas, esta mensagem deixada por Carlos Carreiras, não se ficou só pela Festa da Criança. Na Cidadela de Cascais, teve lugar o Lemonade Festival com atividades, debates e verdadeiros negócios de iniciativa dos mais pequenos, onde a limonada foi a bebida oficial. Tudo organizado para estimular o espirito empreendedor dos mais novos e poderem levar á prática as suas ideias que apresentaram no festival.
Nas bancas de limonada tudo foi pensado e construido pelos alunos das escolas parceiras e havia sabores incriveis e de grande criatividade, como limonada de café, de frutos vermelhos e de baunilha.
Nas bancas de ideias e negócio, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver e levar á prática as suas ideias de negócio. Sendo que o produto das vendas vão servir para ajudar quem mais precisa, sejam instituições de cariz social ou tendo como destinatários familias carenciadas, e até crianças da Guiné, como na banca das GIRLS HAVING FUN que venderam pulseiras feitas pelas próprias com esse objetivo.
O Lemonade festival contou também com sessões de conferências e debate, com oradores de todas as idades, para "dar voz às crianças e debatermos coisas do dia a dia, como os trabalhos de casa, tempos livres, a educação, cidadania e a escola" informou Marta Gonzaga, coorganizadora do Festival.
Nos workshops, os mais novos tiveram oportunidade de aprender a brincar coisas sobre temas dos mais crescidos, como trabalhar o empreendedorismo. sustentabilidade e cidadania, entre outros. "Tudo em prol de um crescimento mais saudável" acrescentou Marta Gonzaga.