CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais celebra com abraços o Dia Internacional da Inclusão de Pessoas com Deficiência

“Abraçar a inclusão”. Foi sob este mote que se celebrou, em vários locais de Cascais, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que culminou com um abraço coletivo no Mercado da Vila. A iniciativa, que contou com a participação de sete instituições do concelho, foi da Câmara Municipal de Cascais (CMC), em colaboração com a Comissão para a Pessoa com Deficiência.

No Mercado da Vila, por entre os abraços, animação musical e gargalhadas, Maria Lurdes Vieira, presidente da Comissão para a Pessoa com Deficiência, não deixou esquecer a mensagem de que “há a necessidade de sensibilizar para a diferença, de eliminar as barreiras, que, para mim, não são tanto físicas mas comportamentais. Tenho muita fé na juventude e nas pessoas que agarrem nisto com alma e coração”. E defendeu: “a Câmara Municipal de Cascais é pioneira nos projetos sociais na área da reabilitação”, esforços da autarquia que o presidente da CMC, Carlos Carreiras, relembrou. “A Câmara Municipal de Cascais, já de há largos anos a esta parte, tem vindo a fazer um enorme esforço para tentar dar melhores condições no apoio às pessoas com deficiência”, acrescentando que “estamos neste momento com os maiores investimentos nesta área, nomeadamente na saúde mental e a nível de acessibilidades”, referiu Carlos Carreiras.

Foi um dia que chegou ao fim marcado pela solidariedade, esperança e sentido de comunidade, espelhados nas palavras que nos deixou Lassana Iandjai, portador de deficiência física: “Esta iniciativa é boa para ajudar as pessoas com deficiência, para sentirem que estão a ter apoio, não ficarem fechadas e conhecerem outras coisas, para além do lar ou da instituição.”

Um dia que celebrou também os profissionais que se dedicam às pessoas com deficiência. “O reconhecimento a muitos e muitas, que profissionalmente, mas também com muito amor, todos os dias se dedicam a estes cidadãos com deficiência, ajudando-os a ultrapassar os seus obstáculos. Por isso, também para eles e para elas um grande bem-haja pela sua missão de vida”, concluiu Carlos Carreiras.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0