CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assinala primeiro aniversário da visita do Papa Francisco

Museu da Vila exibe Paramentos utilizados pelo Santo Padre na Jornada Mundial da Juventude 2023

Para assinalar a visita do Papa Francisco e manter viva a memória deste momento único na história do concelho, que ficará para sempre gravado na memória coletiva das gentes de Cascais, foi inaugurada, no Museu da Vila, a exposição dos paramentos utilizados pelo Santo Padre nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023.

A Jornada Mundial da Juventude “foi um momento transformador”, assim se referiu hoje, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração da exposição dos paramentos usados pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude 2023. Precisamente quando se completa um ano sobre a visita do Santo Padre a Cascais, a secção “Rumo ao Futuro” do Museu da Vila, situado na Praça 5 de Outubro, passa a exibir, um lugar de destaque, as vestes e a mitra usadas pelo Santo Padre na JMJ 2023. A visita do Papa a Cascais passa a figurar na linha cronológica dos grandes acontecimentos no concelho e esta secção do Museu da Vila foi ainda, a partir de hoje, 03.08.2024, enriquecida por um vídeo resumo dos melhores momentos da visita do Santo Padre a Cascais. “Passado um ano, emociona muito ver este vídeo”, referiu Carlos Carreiras, lembrando não só os quatro anos de preparação que antecederam a JMJ, mas sobretudo o facto de ter sido “um momento único para Cascais em que todos nós nos sentimos envolvidos”.

Além desta exposição, o primeiro aniversário da visita do Papa a Cascais foi assinalado de diversas formas. Nas nove paróquias foram instalados nove painéis de azulejo com réplicas do último quadro do mural, no qual o Papa Francisco deu a última pincelada. Foi produzida uma longa-metragem pelo Movimento Scholas Occurrentes e a rega simbólica da oliveira plantada aquando da visita do Santo Padre a Cascais.

“Envolvemos todos, todos, todos nesta Jornada Mundial da Juventude e a nossa ideia foi, depois daquele sentimento, daquela emoção, o que é que ficava para o futuro?”, acrescentou o autarca anunciando que Cascais está já a preparar o segundo aniversário da visita do Papa a Cascais. Na calha está já o desenvolvimento de um livro que reúne os principais momentos vividos na Jornada Mundial da Juventude aqui em Cascais, “vai trazer testemunhos e imagens de todos os painéis dos 3,5km de mural pintados por cerca de 3.500 cidadãos de Cascais e que será lançado em agosto de 2025. Aquilo que fica do legado do Papa Francisco é, de facto, termos uma orientação para a vida”, concluiu Carlos Carreiras.

Considerado o “grande arquiteto da Jornada Mundial da Juventude em Portugal”, D. Américo Aguiar, hoje Bispo de Setúbal, referiu, na inauguração da exposição que “estar perante estas peças hoje, é óbvio que nos causa saudade, da boa”. Destacando o papel de Cascais, desde a Câmara, às Juntas, aos colaboradores municipais, a todos os agentes do serviço público, D. Américo, reconheceu a inovação ao acolher “o quartel-general espanhol. Todos os municípios preferiam ter delegações diversificadas… Queria por isso agradecer a cada cidadão, a cada munícipe de Cascais, aos estabelecimentos comerciais, às famílias de acolhimento… Foi uma semana inesquecível para a história”, referiu. “em 2123, estarão cá outros para celebrar os 100 anos da visita do sucessor de Pedro. Era uma falha gravíssima na história dos Papas, que ao longo de 2023 anos, ainda não tivesse nenhum deles pisado esta terra abençoada de Cascais.

O que está em exposição?
Capa de asperges - manto abotoado por ornato de metal
Estola - fita larga colocada sobre os ombros
Mitra - chapéu alto e largo, fendido na parte superior, com duas fitas que caem sobre as costas

Em burel (tecido de lã de ovelha) português, os paramentos assegurados pelo município de Cascais, foram fabricados pela empresa italiana DESTA. Contam com aplicações bordadas que simbolizam o caminho percorrido até à Jornada Mundial da Juventude, marcado pelas cores verde e vermelha de Portugal, envolvidas e guiadas pelo Espírito Santo.

Cascais quartel-general espanhol
Cascais, que desempenhou um papel de relevo no acolhimento de mais de 45.000 peregrinos, na sua maioria oriundos de Espanha assumido as funções de "quartel-general espanhol", lembrou D. Américo Aguiar, para o que foram muito importantes todos os cidadãos, famílias de acolhimento, voluntários, estabelecimentos comerciais, cidadãos em geral.

Além disso, o município  chamou a si a responsabilidade de produção dos paramentos, não só os que foram utilizados pelo Papa Francisco e pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, mas também os que vestiram os 10.000 sacerdotes concelebrantes. “Esta foi uma das formas, entre várias, que o município de Cascais se comprometeu com a Fundação da Jornada Mundial de Juventude, para colaborar na organização deste evento único na história recente do nosso país e, muito particularmente, do concelho de Cascais”, esclarece Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Um verdadeiro teste à capacidade de organização das equipas municipais nas mais variadas áreas”, recorda o presidente da Câmara. “Mas também uma prova da força de vontade e disponibilidade de mais de um milhar de voluntários, só em Cascais, cuja contribuição foi fundamental para que tudo corresse bem!”, acrescenta.

A exposição pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 18h00, no edifício dos Paços do Concelho. A entrada é livre.

 

CMC | FH | PM | BN

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0