CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assinala Dia Internacional dos Direitos da Criança e Jovens

Dia 20 no Centro Paroquial e a 22 no Centro Cultural, Cascais debate e celebra a cidade que promove os direitos da Criança.

A 20 de novembro Cascais celebra o Dia Internacional dos Direitos da Criança e Jovens, o dia em que as Nações Unidas adotaram a Convenção sobre os Direitos da Criança, com 3 Workshops, entre as 14h30 e as 17h30 no Centro Paroquial de Cascais. São 3 eventos que decorrem em simultâneo que mobilizam crianças e jovens, quer na organização quer na sua concretização.

Nos 3 workshops as crianças e jovens participantes vão desenvolver ideias para a promoção dos seus direitos no concelho de Cascais e elegeram três temas:

1. O Direito a Brincar/Jogar, ao repouso, aos tempos livres e a participar em atividades culturais e artísticas;

2. Os Direitos na Escola;

3. O Direito à Participação.

Este evento terá a presença da vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Carla Semedo, que tutela as áreas da Saúde, Solidariedade social e Direitos no Território, e que tomará conhecimento em plenário final, das ideias, propostas e sugestões que resultem deste debate. (Inscrições: https://www.cascais.pt/formulario/3o-forum-dos-direitos-das-criancas-e-dos-jovens-viver-os-direitos-em-cascais )

 

Dia 22 de novembro, no Centro Cultural de Cascais, decorrerá o III Fórum para os Direitos das Crianças, no que será o segundo momento desta celebração, cuja sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

 

No primeiro painel deste Fórum, aberto à comunidade, a UNICEF Portugal irá apresentar os resultados da iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, que envolveu no país cerca de 10 mil crianças e jovens e em Cascais mais de 900. Esta consulta pública decorreu durante as recentes eleições autárquicas e teve como inquiridos jovens e crianças que, sem direito a voto, participaram na reflexão democrática durante a campanha eleitoral nos seus municípios. A discussão conjunta destes resultados é uma oportunidade única para juntos refletirmos sobre os assuntos que afetam diretamente a vida das crianças e jovens.

Num segundo momento será apresentada a brochura “Viver os Direitos em Cascais” que dá ilustra e dá visibilidade ao que já se faz no concelho, quer por iniciativa da autarquia, quer por iniciativa de diversas entidades locais para promover os Direitos das Crianças e Jovens no concelho.

Terá ainda um terceiro painel aonde serão conhecidos e debatidos novos mecanismos e ferramentas que, no futuro, permitam ampliar o envolvimento e participação de crianças e jovens nas mudanças para a promover os seus direitos e bem-estar. A vereadora Carla Semedo encerrará este Fórum.

(Inscrições: III Fórum dos Direitos da Criança e dos Jovens | Câmara Municipal de Cascais)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0