Está aqui
Cascais assinala 500 anos do nascimento de Luís de Camões
Uma verdadeira manhã de mar e poemas foi o que viveram, dia 15.06, as cerca de 30 pessoas que participaram na visita encenada “Navegando com Luís de Camões”, uma viagem no tempo a bordo do galeão do sal "Estou Para Ver", na companhia do maior poeta português, para evocar os 500 anos do seu nascimento. À tarde houve ainda uma visita hitórica no Forte de Santo António da Barra, no Estoril. Dia 25.06, a evocação prossegue, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana com o espetáculo “Os Lusíadas como nunca os ouviu”.
“Navegando com Luís de Camões”
A partida mar adentro fez-se do cais de embarque da Marina de Cascais, rumando à extrema do concelho, em frente à praia de Carcavelos, enfrentado o rigor do vento que enfunou as velas como se regressássemos ao tempo dos Descobrimentos para viajar à bolina. Foi uma oportunidade de navegar no mar que inspirou tantas das obras de Luís de Camões.
A bordo, a viagem foi marcada pela leitura de poemas por atores da Associação “Cantiga d’Alba” personificando o próprio Luís Vaz de Camões (Cláudio) e D. Inês Pimentel (Rita) sua musa inspiradora. Para maior interação foram convidando amiúde os participantes a emprestar a sua voz dando vida aos poemas eternos “Amor é fogo que arde sem se ver…”, “Descalça vai para a fonte (Lianor)”, do célebre autor de "Os Lusíadas", mergulhando na história e na poesia da época dos Descobrimentos.
Organizada pela Câmara Municipal de Cascais, Fundação D. Luís I e Bairro dos Museus, a viagem permitiu ainda aos participantes ficarem a par da história do “Estou Para Ver”, embarcação municipal que pertence à família dos galeões do sal. Em Portugal há menos de 10 embarcações destas ainda a navegar. Construído em 1920 para a pesca da sardinha, foi convertido em 1940 ao transporte do sal no Sado, atividade que realizou até ao final dos anos 70.
Visita hitórica no Forte de Santo António
À tarde houve ainda oportunidade para uma outra visita alusiva aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, desta vez em terra, no Forte de Santo António da Barra, Estoril. Os participantes puderam percorrer a história dos Descobrimentos através dos painéis alusivos existentes nos espaços exteriores.
“Os Lusíadas como nunca os ouviu”
A evocação dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões no concelho contempla ainda o espetáculo “Os Lusíadas como nunca os ouviu”, pela voz extraordinária de António Fonseca que decorre dia 25 de junho, às 18h30, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana. Uma aventura empolgante, promovida pela “Companhia Nacional de Espectáculos”, que promete “fazer rir e comover pelas suas ressonâncias na nossa história individual e coletiva” (mais info e inscrições aqui).
CMC | ACM | FH