Está aqui
Cascais assinala 105.º aniversário do Armistício da Primeira Guerra Mundial










Esta segunda-feira, dia 13 de novembro, foi assinalado o 105.º aniversário do Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. O momento solene decorreu no Jardim Visconde da Luz, em Cascais, e contou com a presença de diversas entidades civis e ex-combatentes, que participaram na deposição de coroas de flores junto ao monumento que assinala o conflito entre a Alemanha e os Aliados, decorrido de 1914 a 1918.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e em nome do município, colocou uma coroa de flores em memória de todos os que participaram ou morreram no conflito, especialmente os soldados de Cascais. O momento foi presenciado pelos autarcas do concelho, Pedro Morais Soares, presidente da União das Freguesias de Cascais e Estoril, José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, e Fernando Ferreira Marques, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.
O superintendente Isaías Teles, presidente do Núcleo de Oeiras e Cascais da Liga dos Combatentes, marcou também presença neste momento simbólico.
Sobre a Primeira Guerra Mundial
O conflito, que ficou conhecido como “A Grande Guerra”, resultou na morte de 8 milhões de militares e 6.6 milhões de civis, entre 1914 e 1918. A participação de Portugal na Guerra foi feita através de um corpo expedicionário, que viria a sofrer avultadas baixas militares, nomeadamente na Batalha de La Lys. Apesar da coragem demonstrada pelos combatentes lusos, as perdas em combate trouxeram elevados custos económicos e sociais ao país. Assinado a 11 de novembro de 1918, o Armistício pôs fim à Primeira Guerra Mundial e obrigou a Alemanha a submeter-se a duras condições de rendição incondicional.
CMC | DG | LB