CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assina protocolos com IPSS no âmbito do RSI

Município assume descentralização de competências na área da Ação Social.

Esta quinta-feira, 20 de abril, a Câmara Municipal de Cascais, assinou, nos Paços do Concelho, protocolos com oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho que, desta forma, se comprometem a prosseguir o acompanhamento e intervenção junto de famílias em situação de vulnerabilidade, implementando o Programa Rendimento Social de Inserção (RSI).

No âmbito da Ação Social, o RSI é uma medida que consiste numa prestação de natureza pecuniária, de carácter transitório e de montante variável e num programa de inserção, cujo objetivo é a satisfação das necessidades essenciais dos cidadãos e o favorecimento da sua inserção laboral, social e comunitária.

Pelo trabalho até agora desenvolvido pelas IPSS com as famílias em acompanhamento e pela vasta experiência dessas equipas na matéria, o município pretende prosseguir com esta metodologia por forma a garantir a continuidade da eficiente intervenção junto dos beneficiários.

“A nossa proximidade ao território e aos cidadãos é uma mais-valia, conhecemos melhor, sabemos quais as necessidades da população. E quem garante ainda mais essa proximidade são as IPSS que atuam no território concelhio”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Recorde-se que, Cascais assumiu, desde início deste mês de abril, a descentralização de competências no domínio da Ação Social, passando a ser responsável pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social, assim como pela execução do Programa Rendimento Social de Inserção (RSI), tendo o poder de, nesse âmbito, celebrar protocolos com IPSS.

O processo de transferência de competências veio atribuir aos órgãos municipais a competência para a celebração e acompanhamento dos contratos de inserção, bem como os recursos necessários ao seu exercício, nomeadamente considerando os inerentes custos de funcionamento, valorizando a subsidiariedade, fundamental no exercício da Ação Social.

Assim, nesta quinta-feira, foram celebrados os protocolos entre o Município e as seguintes IPSS:

- Centro Comunitário da Paróquia da Parede

- Associação Jerónimo Usera

- Centro Paroquial do Estoril

- Associação de Beneficência Luso-Alemã

- Ser + Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida

- Clube Gaivotas da Torre

- Santa Casa da Misericórdia de Cascais

- Fundação Champagnat

Relembre-se que, nesta quarta-feira, 19 de abril, já tinha sido constituído o Núcleo Local de Inserção (NLI) do município de Cascais, responsável por acompanhar a execução e o desenvolvimento do Rendimento Social de Inserção. Integra o NLI um representante da Câmara Municipal, bem como um representante de cada uma das entidades públicas responsáveis, na respetiva área de atuação, pela Segurança Social, Emprego e Formação Profissional, Educação e Saúde.

CMC | SJ | LB | NH

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0