Está aqui
Cascais alarga ensino profissional a energias renováveis
A sessão terá uma segunda edição, destinada aos pais e encarregados de educação, a realizar-se no dia 29, às 18h00, no Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo (Programa das sessões em anexo).
Dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada, logo após a conclusão do 12.º ano, é um dos objetivos do Curso Técnico-profissional de Energias Renováveis que se inicia no próximo ano letivo na Escola Básica 2,3 e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo no próximo ano letivo. Ao frequentar este curso, os alunos adquirem qualificação profissional teórica e prática para programar, organizar, coordenar e executar a instalação, manutenção e reparação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos. Além disso, ficam aptos a ingressar no Ensino Superior, caso seja essa a sua pretensão.
De acordo com os responsáveis pela nova oferta formativa, “este curso abre horizontes para um novo campo de formação. Sente-se uma crescente necessidade de explorar melhor tudo o que as energias renováveis têm para nos oferecer, sobretudo quando conhecemos os limites das energias fósseis”. O curso integra um total de 3100 horas de formação, das quais 420 serão em contexto de trabalho. As aulas teóricas decorrem na Escola Básica 2,3 e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo e as aulas práticas serão ministradas no Instituto de Tecnologias Náuticas, em Paço de Arcos, entidade parceira do Agrupamento nesta oferta formativa.
As aulas iniciam-se no próximo ano letivo, sendo que as pré-inscrições estão já disponíveis junto da sede do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo (folheto e cartaz em anexo).
Para além da Câmara Municipal de Cascais, esta iniciativa conta com o apoio e parceria de diversas entidades: Instituto de Tecnologias Náuticas, Vivapower, SGPS,SA, Agência Municipal de Energia de Sintra, RNAE-Associação Nacional das Agências Regionais e Municipais de Energia e DNA-Cascais.