Está aqui
Cascais acolheu a Escola de Verão do Instituto Português do Direito do Mar


























































A Câmara Municipal de Cascais e o Instituto Português do Direito do Mar (IPDM) organizaram a primeira Escola de Verão, que desde o início de julho está a decorrer entre a Casa de Santa Maria, a Casa das Histórias Paula Rego e o Centro Cultural de Cascais.
Durante estas duas semanas, os temas abordados na Escola focaram o desenvolvimento e promoção do conhecimento em torno das grandes questões relacionadas com o oceano. Para além do curso que, durante duas semanas, formou cerca de 30 alunos, a Escola de Verão promoveu, ainda, a 2ª Conferência Anual sobre Direito do Mar e uma visita das Nações Unidas à Área Marinha Protegida das Avencas, envolvendo mais de 150 participantes de 40 nacionalidades distintas.
Para Vasco Becker-Weinberg, presidente do Instituto Português de Direito do Mar, a discussão destas questões é de extrema importância, na medida em que possibilita uma visão integrada e informada do assunto, formando uma base sólida de conhecimento para decisões futuras. “Cascais está de parabéns por conseguir trazer tão importante iniciativa”, referiu.
Também Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro do ambiente, partilha da mesma visão. “Vai ser crucial não se repetir no mar os erros que se cometeram em terra”, declarou. Para que isso seja possível, é fulcral fomentar o conhecimento, sensibilização e empatia: “As decisões que se vão tomar agora têm de ser bem alicerçadas na informação e no conhecimento para fazer a diferença pela positiva no futuro”, concluiu.
CMC | AL | BN | AG