Está aqui
Cascais acolhe 2.º Encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção
O Centro Cultural de Cascais acolheu nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, o 2.º Encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção. Esta Rede surgiu no presente ano, fruto de uma parceria do Departamento de Transparência e Qualidade da Câmara Municipal de Cascais com o Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa, sendo uma rede colaborativa e informal, que visa a partilha de experiências e a produção de conhecimento sobre as matérias da transparência e prevenção da corrupção.
“Um dos patrimónios mais importantes para o desenvolvimento da nossa comunidade é a confiança”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na sessão de abertura do Encontro. “Cada um de nós tem responsabilidades nestas temáticas, e o Município de Cascais continua empenhado nesta estratégia”, acrescentou o autarca.
Já o diretor municipal de Captação de Recursos e Responsável pelo Cumprimento Normativo, da Câmara Municipal de Cascais, Pedro Caldeira Santos, afirmou que “com esta Rede, estamos a contribuir para uma mudança de cultura nos municípios. Partilhar as nossas experiências contribuirá para melhores resultados”.
O encontro de hoje contou com a participação de dezenas de dirigentes e técnicos de vários municípios e empresas municipais nacionais, incluindo do município de Cascais, ligados às áreas da transparência, conformidade e prevenção da corrupção. Atualmente, esta rede de trabalho e cooperação encontra-se em crescimento, contando já com cerca de 80 membros, provenientes de quase 30 municípios e empresas municipais.
Durante a sessão, foram abordadas temáticas como “Os Desafios da implementação da Norma ISO 37001: A certificação do Sistema de Gestão Anticorrupção Municipal”, partilhadas experiências relativas à “Transparência Municipal – Boas Práticas de Comunicação”, e ainda apresentadas ideias e propostas para o futuro desta Rede Intermunicipal.
Refira-se que a coordenação da Rede é anual, tendo sido, neste seu primeiro ano de existência, assegurada pelos municípios de Cascais e Lisboa. “No final deste ano, vamos passar a pasta a dois outros municípios participantes, para que possa haver rotatividade, diversidade e riqueza na troca de experiências”, disse Pedro Caldeira Santos. O 1.º Encontro desta Rede Intermunicipal aconteceu no passado mês de abril, nos Paços do Concelho de Lisboa.
Recorde-se que o Município de Cascais tem implementada uma Política Anticorrupção (Saiba mais aqui).
CMC | DG | NH | LB